Teixeirenses compartilham expectativas sobre o Parque Municipal da Biquinha

24 de outubro de 2023 - 14:53 | Imprimir
Construção do Parque Municipal da Biquinha (Foto: Marley Ribeiro)

“Antigamente eu descia aqui para pegar água e o acesso sempre foi complicado. Já vi que o chafariz vai ser lá em cima; vai ter área de lazer, vai ser muito bom para as nossas crianças”, observou Antônio Neres. Assim como ele, os demais moradores do bairro Colina Verde e de outras regiões de Teixeira de Freitas testemunham a construção do Parque Municipal da Biquinha, o primeiro parque ecológico do município.

Com a concretagem do mirante executada, a equipe responsável avança com serviços como a implantação do piso, instalação de guarda-corpo e a execução da praça e dos caminhos. O projeto, possível devido a recursos próprios do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA), conta com mirante, praças, um lago artificial, chafarizes e um caminho de acesso para o uso e a preservação da nascente do Córrego Charqueada, assim como a pavimentação e drenagem da rua Beira Rio.

Morador do Colina Verde há 15 anos, Izelândio Souza trabalha no setor alimentício e relembrou o dia-a-dia apreensivo do setor comercial local antes do início das obras: “antes era um matagal escuro que dava medo de deixar os nossos estabelecimentos abertos até mais tarde. Agora, estamos confiantes”. Segundo Sabrina Rampinelli, secretária de Meio Ambiente, “esta também será uma área na qual a comunidade poderá desfrutar de momentos de lazer, e a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas irá utilizá-la para projetos de sensibilização com ações e projetos de Educação Ambiental para crianças, idosos e adolescentes”.

Com o Parque Municipal da Biquinha, Teixeira de Freitas ganhará mais um espaço de recreação e atrativo turístico, garantindo também a qualidade de vida dos teixeirenses ao ressignificar um espaço historicamente importante na região. Como bem destacou o Antônio, “vai ficar melhor do que podemos imaginar”.