Logotipo da Prefeitura de Teixeira de Freitas
Portal da Transparência

Nossa cidade

Nossa Cidade

Teixeira de Freitas é a principal cidade do Extremo Sul baiano, atualmente é a 8ª maior cidade da Bahia com população estimada em 2021 de 164.290 habitantes. Pelo forte DNA para o comércio e os negócios, Teixeira é escolhida por grandes empresas, indústrias e empreendedores. Aqui, estão localizadas diversas delas que fazem a cidade ser uma das mais promissoras da Bahia.

Universidades

Universidades públicas e privadas estão localizadas em Teixeira de Freitas, com campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) inclusive com o curso de Medicina e Psicologia, campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus do Instituto Federal Baiano (IFS). Estas universidades atraem milhares de estudantes da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais.

ECONOMIA

Segundo o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) da economia de Teixeira de Freitas concentra-se nos setores da Agropecuária, da Indústria e de Serviços.
Como já foi citado, Teixeira de Freitas tem no comércio uma das principais fontes de renda e desenvolvimento. Sua economia voltada para o setor terciário, impulsionado pelo surgimento de constante busca deste setor.

Na Agropecuária, cenário onde o Brasil é um dos maiores produtores de mamão do mundo, Teixeira de Freitas se destaca. Além de ser uma cidade escolhida para negócios para este setor pela localização privilegiada na BR-101 e a proximidade com as divisas dos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais.

TURISMO

Teixeira de Freitas tem crescido com o turismo de negócios, muito impulsionado pelas oportunidades geradas no município e na região. A Gastronomia também é uma marca importante, o Festival Sabores de Teixeira é um dos eventos que tem promovido este crescimento.

Pular para o conteúdo