Relembre as principais ações realizadas pela Secretaria de Agricultura em 2022

8 de dezembro de 2022 - 16:29 | Imprimir
(Foto: Wesley Morau)

A Prefeitura de Teixeira de Freitas — através da Secretaria de Agricultura — realizou diversas ações na zona rural no ano de 2022, a fim de evidenciar o setor produtivo e destacar sua importância social e econômica às 35 comunidades do município, estabelecendo a agricultura familiar enquanto um dos eixos norteadores do ramo agrícola.

Um dos destaques da pasta neste ano foi a Fábrica Itinerante, que visa contribuir para a produção de silagem dos produtores que não possuem condições de obter o maquinário a ser utilizado. As máquinas são cedidas aos produtores por meio de um termo de permissão de uso durante o período necessário para a produção. Assim, o produtor recebe orientação técnica tanto na produção da silagem quanto no uso dos equipamentos.

Com a proposta de estimular a cadeia produtiva da mandioca no município, a Secretaria de Agricultura implementou unidades demonstrativas do PAT Mandiocultura, ação do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), empresa Polímata (Suzano), entre outras parceiras. Com unidades espalhadas em 8 comunidades e propriedades próximas ao município, o programa alcançou 70 toneladas de raiz de mandioca por hectare, com a média nacional de 12 toneladas por hectare. A mandiocultura tem ganhado cada vez mais destaque no município: com mais de 600 subprodutos que podem ser produzidos com a planta (dentre eles a ração para bovinos e aves),a gestão atual reconhece a importância e o valor dessa cultura para economia da região.

Uma produção de qualidade não é possível sem o conhecimento técnico. Por isso, a assistência técnica da Secretaria de Agricultura é um dos serviços constantes, cujo atendimento é realizado por comunidade. A partir de visitas da equipe da pasta, os pequenos produtores rurais conseguem otimizar o desenvolvimento do agronegócio, qualificando e aumentando a produção (seja agrícola ou veterinária), através de uma comunicação direta com o produtor. Em 2022, a Secretaria realizou 357 assistências em 22 comunidades, orientando o produtor rural a como conduzir suas culturas através do controle de pragas e doenças, com diversas técnicas de cultivo para otimizar a produção.

Em 2022, o serviço de preparo de solo conseguiu atender 973 famílias, ao todo 30 comunidades, com cerca de 1781,5 hectares de terra arados. Claudionor, produtor rural de diversas culturas, é um dos beneficiados pelas ações da administração atual: “é muito importante a presença da Prefeitura, pois uma de nossas dificuldades sempre foi diminuir custos e melhorar a produção. Com a presença dos técnicos, hoje temos mais conhecimento sobre o preparo do solo. Conseguimos plantar de maneira mais eficiente”.

Para proporcionar maior dignidade e condições de trabalho para os produtores, a Secretaria de Agricultura iniciou a construção de vinte boxes na área externa do Mercado Caravelas em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Suzano. Outro espaço que recebe manutenção e ampliação é o Mercado Municipal, com a construção da peixaria e implementação de sistema de drenagem.

A gestão atual planeja diversas ações e serviços para o ano de 2023, e o que foi alcançado até o momento já rendeu bons frutos: Teixeira de Freitas será sede do Congresso Nacional da Mandiocultura no ano que vem, na qual será exibida a produção do produto no município. “O que conseguimos até aqui só foi possível a partir de uma equipe articulada e comprometida com a realidade do setor agrícola teixeirense, sempre atenta e em diálogo com nossos produtores”, disse Elenita Medrados, secretária de Agricultura de Teixeira de Freitas.