Oficinas de capacitação serão realizadas para profissionais da Atenção Básica; confira detalhes

23 de agosto de 2022 - 15:33 | Imprimir
Oficina de capacitação dos profissionais da Atenção Básica realizada na UFSB (Foto: Wesley Morau)

Nos dias 23, 25 e 30 de agosto e 01 de setembro, no período da tarde, haverá uma capacitação com tema Acolhimento Pedagógico aos profissionais da Atenção Básica na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Promovido pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, o projeto tem como facilitadores o Núcleo de Educação Permanente (NEP), Apoiadoras Institucionais e a Vigilância em Saúde, capacitadas pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

O evento busca capacitar os trabalhadores através de um processo de educação permanente para qualificar o serviço prestado pelas equipes. Os encontros serão divididos em três partes, sendo duas teóricas e uma prática. Vários tópicos serão abordados, dentre eles: Territorialização, acolhimento humanizado e estruturação da agenda de atendimento.

Posteriormente, as equipes vão realizar as atividades práticas em suas áreas de abrangência para atualizar as informações dos usuários e planejar ações de acordo com cada realidade analisada. As primeiras turmas são compostas pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) São Lourenço 3 e Residencial Ramalho durante todos os dias da oficina.

Sendo assim, os atendimentos que normalmente acontecem nesses pontos, durante estes dias, serão atendidos pelas UBS Nova Teixeira e Luiz Eduardo Magalhães (no caso do Residencial Ramalho) e para as UBS São Lourenço 2 e São Lourenço 5 (no caso da São Lourenço 3).

A oficina tem um papel importante no planejamento e capacitação em prol da organização da Atenção Básica para a melhoria do atendimento prestado à população. “Se faz necessário um corpo técnico que possa dispor de recursos diversos para que possamos mapear e executar desde os procedimentos simples aos mais complexos, levando em conta as particularidades existentes no município”, destacou Danilo Fernandes, secretário de Saúde.