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Meio Ambiente


O Setor de Licenciamento Ambiental de Teixeira de Freitas é responsável pela análise e emissão de pareceres técnicos para Processos de Licenciamento Ambiental nos setores comercial, industrial e de saúde do município. Atualmente a equipe é composta por 9 profissionais: 4 analistas (engenheiro ambiental, engenheira civil, assistente social e bióloga), uma chefe de setor, 2 técnicos administrativos e 2 estagiários.

Compete ao setor analisar processos de Licença Ambiental e dispensa de Licença Ambiental, emitir pareceres técnicos com base na documentação apresentada e nos relatórios de fiscalização, além de acompanhar o cumprimento de condicionantes e notificações relacionadas aos processos de Licenciamento Ambiental.

Com a publicação da Portaria no 02/2025, os novos processos de Licenciamento Ambiental passaram a ser realizados exclusivamente de forma digital, com o objetivo de modernizar, padronizar e agilizar os procedimentos, promovendo maior eficiência, transparência e sustentabilidade. Os processos físicos iniciados antes da Portaria continuam seguindo as regras da Portaria no 04/2022 até sua conclusão.

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato:
Telefone: (73) 3011-2777 (Whatsapp)
E-mail: licenciamento.semma@pm.teixeiradefreitas.ba.gov.br


GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA ABERTURA DE PROCESSO DE LICENÇA AMBIENTAL

Para obter o Licenciamento Ambiental, é necessário solicitar a Emissão da Taxa Ambiental e Análise Prévia através de um Ofício (MODELO I – Em anexo), que deverá conter as seguintes informações:

Informações Necessárias:
-Razão Social da Empresa
-CNPJ da Empresa
-Endereço de Funcionamento
-Telefone para Contato Atualizado (Whatsapp)
-Endereço Eletrônico – E-mail
-Descrição da Atividade
-Descrever a capacidade produtiva ou operacional da atividade
-Produção (indicar a produção estimada)
-Área Total

O ofício deverá estar assinado pelo sócio ou procurador devidamente nomeado por procuração. Caso o ofício seja assinado por procurador, a cópia da procuração deverá ser anexada ao ofício.

O ofício, assim como as documentações conseguintes deverão ser enviados para o e-mail licenciamento.semma@pm.teixeiradefreitas.ba.gov.br

Obs.: Para outros tipos de solicitações referente ao Licenciamento Ambiental, as orientações e modelo de ofício devem ser solicitadas via e-mail ou Whatsapp.”


Documentos:
PORTARIA_02_07MAIO2025
MINUTA DE OFÍCIO
ORIENTAÇÕES GERAIS DE ASSUNTO DE E-MAIL E ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO
FLUXO DE UM PROCESSO DE LICENÇA AMBIENTAL
FLUXO DE UM PROCESSO DE DISPENSA AMBIENTAL

 

O setor de Arborização e Paisagismo é responsável por:

  • Cercamento e plantio em APP;
  • Atendimento de poda e corte de árvores em vias públicas;
  • Paisagismo em departamentos internos da Prefeitura, praças e canteiros em vias públicas.

 

COMO FAZER ABERTURA DE PROCESSO DE CORTE E PODA
Para abertura de processo de corte e/ou poda o requerente poderá solicitar de forma on line pelo WhatsApp ou na recepção da SEMMA;

Para tanto são necessários os seguintes documentos:
– Copia do RG, CPF ou CNH;
– Comprovante de endereço;
– Fotos das árvores objeto da solicitação;
– Descritivo do motivo de corte e/ou poda;

O setor de fiscalização ambiental é responsável por:

  • Atendimento a denúncias de infrações ambientais;
  • Ações de combate à poluição atmosférica, hídrica, dos solos e sonora;
  • Vistoria e parecer para poda ou corte de árvores;
  • Análise de processo de publicidade volante;
  • Resgate e apreensão de animais silvestres;
  • Verificação das Áreas de Preservação Permanente (APPs);
  • Diligências para atendimento a processos do Ministério Público;
  • Relatório de vistoria em processo de licenciamento ambiental.

DENÚNCIAS DE INFRAÇÕES AMBIENTAIS, POLUIÇÃO SONORA E PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO
As denúncias de infrações ambientais, poluição sonora e perturbação do sossego podem ser feitas através do WhatsApp (73) 3011-2777 ou presencialmente. Além disso, podem ser anônimas ou identificadas.

Para registrar uma denúncia é necessário informar:

  • Relatar os fatos;
  • Endereço completo, com ponto de referência;
  • Nome do denunciado.

Após a denúncia o fiscal fará vistoria in loco para averiguação e constatação dos fatos. Caso constate a infração ambiental, o infrator é notificado.

AUTORIZAÇÃO DE EVENTOS E SHOWS
A autorização de eventos e shows é feita por meio de ofício. Neste ofício deverá conter os seguintes dados:

Data do evento;
Horário do início e término do evento;
Local do evento;
Telefone para contato.

Obs.: Caso evento ocorra em via pública, faz-se necessário a autorização da Secretaria de Infraestrutura.
Para Eventos o ofício deve ser requerido com antecedência mínima de 10 dias;
Para Shows devem obedecer ao Decreto 35/09 com detalhe de intervalo de 20 dias entre festas de grande porte;

O setor de Educação Ambiental é responsável por:

  • Aplicação de projetos socioambientais para sensibilização da comunidade;
  • Doação de mudas em drive thru;
  • Levantamento cadastral de praças, canteiros e rotatórias e mapeamento de áreas públicas,
  • Ações educativas de plantio e limpeza em APP;
  • Campanhas educativas, gincanas ecológicas nos espaços urbanos e rurais em comunidades e escolas;
  • Levantamento de trilha ecológica e nascentes;
  • Oficina de artesanato com uso de pneumáticos e fabricação de brinquedos ecológicos;
  • Elaboração de cartilhas educativas;
  • Apoio técnico de elaboração do Plano Municipal de Conservação da Mata Atlântica e elaboração de projetos técnicos.
  • Palestras de Educação Ambiental não-formal apreciando o aprendizado de forma lúdica;
  • Acompanhamento de Programa de Estágio.

Minuta de Ofício para Solicitação de Eventos/Ações/Campanhas/Palestras
Para solicitação de eventos, ações e campanhas e /ou palestras de Educação Ambiental o requerente deve protocolar na recepção da SEMMA ofício contendo as informações mínimas:

2 vias do ofício (protocolar na secretaria)
Nome do Solicitante
Data de Solicitação
Data Prevista e/ou pretendida
Escola/ Instituição
Público-alvo/ Faixa Etária/ ano escolar
Quantidade de pessoas envolvidas
Descritivo com o Objetivo da Solicitação
Local de Possibilidade do Evento
Se houver plantio, quantidade de mudas pretendidas
Quantidade de pessoas para acompanhar as atividades
Telefone/ Responsável

Como Solicitar Mudas Nativas
Para solicitação de mudas o requerente deve apresentar presencialmente na SEMMA documentos abaixo, para requerer, agendar entrega e preenchimento de Termo de Solicitação de Mudas e posterior Termo de Doação de Mudas:

Documentos RG, CPF ou CNH (fotocópia)
Comprovante de residência que comprove a residência no município
Quantidade de mudas
Local de plantio

Obs: a quantidade máxima permitida por requerente é de 10 mudas por CPF/ano

 

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