Dia do Professor: Prefeitura de Teixeira de Freitas celebra atuação de docentes do município

15 de outubro de 2022 - 13:45 | Imprimir
(Foto: Wesley Morau)

No dia 15 de outubro é celebrado o Dia do Professor no Brasil como forma de enaltecer profissionais que transmitem conhecimento para crianças, jovens e adultos, mediando também valores éticos essenciais para uma formação cidadã plena e de qualidade.

Sarita Leguizamon é professora da rede pública de Teixeira de Freitas há 36 anos; no entanto, já exercia sua vocação desde cedo: “aos 12 anos eu dava aulas de reforço para as crianças do meu bairro. Escolhi ser professora e busco, a cada minuto, dar o meu melhor”.

José Reis, por sua vez, “tomou gosto” em lecionar: “Nunca pensei em ser professor. Isso mudou após eu ser chamado para oferecer algumas aulas. É corrido, mas é uma experiência muito boa”.

“Ter professores que impactam nossa vida é muito importante para a construção do ‘ser professor'”, explica Patrícia Cerqueira. “Quando olho pra trás, eu lembro da professora Glória, que há mais de três décadas me alfabetizou. Ao ler, escrever um texto ou ensinar algo aos meus alunos, sinto ela comigo”.

Apesar das vivências únicas e dos desafios compartilhados (como a pandemia de Covid-19), o professor é um ator social imprescindível para a construção de uma sociedade autônoma e, acima de tudo, humana. Para além do conhecimento que define as perspectivas profissionais aos estudantes, professoras e professores auxiliam também na compreensão do mundo e suas inúmeras possibilidades.

Comprometimento na educação

Por meio da Secretaria de Educação e Cultura, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas apresenta uma série de investimentos voltados para a segurança e melhor desempenho destes trabalhadores em todas as etapas de ensino. Em junho de 2022, a administração pública aplicou o reajuste salarial à categoria do magistério, contemplando tanto professores como coordenadores da rede pública.

Foi concedido 10,5% de aumento salarial à categoria, com antecipação do pagamento dos valores retroativos (janeiro a maio de 2022) em folha complementar, onde mais de 1.200 profissionais em Educação foram beneficiados.

No intuito de garantir espaços físicos adequados para atividades pedagógicas, a gestão atual realizou, desde janeiro de 2021, reformas em 34 escolas da rede pública e a construção de 4 creches para receber alunos, professores e demais profissionais da educação – o que representa apenas uma pequena parcela dos equipamentos que a Prefeitura pretende ofertar aos teixeirenses.

(Foto: Wesley Morau)

Com olhar atento ao potencial de atuação dos professores, e em sinergia com novas tecnologias, a administração pública estabelece parcerias em capacitações voltadas para a formação continuada dos docentes, como o Programa Suzano Educação e cursos em Letramento Digital, por exemplo.

Devido ao desempenho de excelência e pelo comprometimento com o ensino dos teixeirenses, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas agradece, valoriza, e celebra junto às professoras e professores que têm como missão o ato de educar.