Vacinação contra Influenza e Sarampo em Teixeira de Freitas começa nesta quarta, 06

6 de abril de 2022 - 14:34 | Imprimir

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Vigilância Epidemiológica, está iniciando mais duas importantes campanhas de vacinação que serão realizadas simultaneamente: Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e Campanha de Vacinação contra o Sarampo para Trabalhadores de Saúde e crianças

Para Campanha de Vacinação contra Influenza nesta primeira etapa (06/04 a 30/04) serão vacinados idosos maiores de 60 anos e todos os trabalhadores da área de saúde que puderem comprovar serviço prestado na área.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará a vacina contra Influenza todos os dias nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), preferencialmente em postos que não estão realizando vacinação contra a Covid-19.

No entanto, quem for se imunizar contra a Covid-19, e estiver dentro do elenco eleito, poderá tomar a vacina contra a Influenza na mesma Unidade.

A Campanha de Sarampo nesta primeira etapa (06/04 a 30/04), é somente para os trabalhadores de Saúde que devem receber a vacina Tríplice Viral, que protege contra o Sarampo, caxumba e rubéola, independente da situação vacinal.

Confira os documentos necessários:

Pessoas com 60 anos ou mais:

• Identidade;
  • Carteira do SUS;
  • Cartão de vacinação.

Trabalhadores da Saúde:

• Identidade;
  • Carteira do SUS;
  • Cartão de vacinação;
  • Contracheque e/ou cédula de registro profissional ou declaração de autônomo na saúde.

O Ministério da Saúde ressalta a importância da vacinação contra a influenza em 2022, pois prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

O sarampo é uma doença infecciosa e extremamente contagiosa e pode ter consequências graves. A vacina é o meio mais eficiente para impedir a disseminação da Doença.