Trabalho infantil é tema de reunião entre representantes da Assistência Social e da CDL

30 de março de 2021 - 09:09 | Imprimir

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (29) uma reunião entre representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teixeira de Freitas (CDL) de Teixeira de Freitas, o coordenador da Proteção Social Especial de Média Complexidade, Sr. Jair Araújo, e o setor do Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) para fomentar estratégias contra o crescente trabalho infantil instaurado no município.

O encontro visou fortalecer o vínculo entre a rede socioassistencial e o setor privado, buscando oportunidades para os adolescentes em situação de trabalho ilegal nas vagas ofertadas pelo programa Jovem Aprendiz.

No primeiro momento, foi apresentado o cenário de vulnerabilidade social e discutido as possíveis causas do trabalho infantil no município. Logo após, foram feitas algumas sugestões por parte da CDL para a otimização do programa Jovem Aprendiz, como por exemplo, a desburocratização da Lei da Aprendizagem para que empresas de pequeno porte possam contratar adolescentes, autonomia no ensino desses novos funcionários, relação mais profunda com as famílias dos adolescentes interessados nas vagas e menos responsabilização do empresário na atuação do adolescente no ambiente de trabalho.

O setor privado se mostrou bastante interessado em contribuir com a erradicação do trabalho ilegal e/ou informal praticado por adolescentes no município, e na oportunidade, outra reunião ficou agendada para o mês de abril com integrantes do CDL e outros representantes dos setores públicos e privados do município para discutir melhor a demanda.