Teixeirenses participam do mutirão para cirurgia de catarata; campanha faz parte do projeto Mais Saúde Menos Fila

19 de agosto de 2022 - 12:23 | Imprimir
Mutirão para cirurgia de catarata no CER IV (Foto: Wesley Morau)

Nesta sexta-feira (19), foi iniciado o mutirão para o encaminhamento de teixeirenses para a realização de cirurgias de catarata. Os atendimentos médicos e triagem de pacientes  ocorrem até o dia 22 de agosto, com as cirurgias sendo efetuadas nos dias 21 e 22 no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.

“Comecei sentindo um caroço que não me deixava fechar o olho esquerdo, depois foi atingindo o direito”, disse Maria Domingas, atendida no Centro Especializado em Reabilitação (CER VI). “Vou fazer a cirurgia do olho direito aqui em Teixeira; gostei muito do atendimento daqui”.

José Geilson descobriu a doença há pouco tempo: sem saber, ele já trabalhava com a visão prejudicada: “vim ver se consigo a cirurgia do olho esquerdo, pois o direito já está cego”.

A campanha faz parte do Projeto Mais Saúde Menos Fila, promovido pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas por meio da Secretaria de Saúde, cujo objetivo é zerar filas da cirurgia de cataratas e de outros procedimentos. Serão atendidos, em média, 400 pacientes por dia. Pessoas de 60 anos ou mais que procuram o serviço não precisam de encaminhamento médico para avaliações e realização de exames pré-operatórios necessários.