A cidade de Teixeira de Freitas foi anfitriã, nesta terça-feira (13), da abertura da etapa macrorregional da 5ª Conferência Estadual de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador. O evento, promovido pelo Governo do Estado da Bahia em parceria com os 21 municípios da região do Extremo Sul, marca um importante momento de escuta, articulação e construção coletiva de propostas para fortalecer a política de saúde dos trabalhadores no âmbito estadual e nacional.
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a conferência contou com uma programação intensa durante o primeiro dia, que incluiu mesas temáticas e grupos de trabalho. As discussões giraram em torno da política estadual de saúde do trabalhador, das novas relações de trabalho e da participação popular no controle social.
O vice-prefeito de Teixeira de Freitas, Mateus Guerra, destacou a relevância do evento para a região: “É um momento importante para a representação da nossa região na conferência estadual, para fortalecer e garantir um direito tão inegociável como a saúde para os trabalhadores. Estamos felizes por sediar um evento tão importante para a categoria.”
O Secretário de Saúde de Teixeira de Freitas, Danilo Fernandes, também ressaltou a dimensão e o impacto da conferência: “Estamos reunindo aqui mais de 21 municípios. Neste evento serão eleitos os delegados que irão compor a conferência estadual. Esta é uma iniciativa essencial, realizada pelo Governo da Bahia com o apoio dos municípios do Extremo Sul, e Teixeira de Freitas tem a honra de ser a anfitriã.”
A conferência representa uma etapa essencial para a construção da conferência estadual, que por sua vez subsidia a conferência nacional. Este processo democrático reafirma os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e a importância do controle social, permitindo que trabalhadores e representantes da sociedade civil proponham ações e estratégias voltadas à promoção, vigilância e prevenção em saúde do trabalhador.
Vale lembrar que a região do Extremo Sul da Bahia conta com apenas um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), localizado em Teixeira de Freitas, que há 21 anos atua na linha de frente da proteção e promoção da saúde laboral. As atividades seguem na quarta-feira (14), com plenária final, homologação dos delegados e encerramento da etapa.