Semana Mundial do Brincar estimula instituições de ensino teixeirenses na integração entre brincadeiras e a natureza

26 de maio de 2023 - 14:20 | Imprimir
Semana Mundial do Brincar no Centro Municipal de Educação Infantil Cecília Meireles (Foto: Wesley Morau)

Entre os dias 20 e 28 de maio ocorre a Semana Mundial do Brincar, campanha anual que visa enfatizar a importância do brincar na vida das crianças. Com o tema “A natureza no Brincar”, a iniciativa promove e celebra o direito das crianças de brincar livremente e de maneira saudável, em consonância com o meio ambiente.

Diversas instituições de ensino estão integradas ao movimento, dentre elas o Centro Municipal de Educação Infantil Cecília Meireles, localizado no Eixo Sul.  “Café com as famílias, brincadeiras tradicionais e lúdicas voltadas para maior integração com a natureza”, explicou Janine Mendes, gestora do centro. “Por meio de um dos princípios da educação infantil que é o brincar, vivemos a infância dos nossos alunos junto com eles para que possam crescer com plenitude”.

A Semana Mundial do Brincar é uma oportunidade para promover o direito das crianças de brincar, estimular a criatividade, a interação social e o desenvolvimento integral.  Segundo Mirna Lucila Barros, coordenadora pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Jerusalém, “entendemos a importância do brincar na evolução das nossas crianças. As brincadeiras e interações são eixos norteadores da nossa proposta pedagógica, e buscamos reforçá-los nessa semana tão especial”.