Segundo dia do II Fórum Regional de Mudanças Climáticas discute mudanças climáticas, vulnerabilidades socioambientais e atuação do poder público; confira

16 de junho de 2023 - 16:10 | Imprimir
I Fórum Regional de Mudanças Climáticas (Foto: Wesley Morau)

O II Fórum Regional de Mudanças Climáticas, em seu segundo dia, deu continuidade à discussão de formas para acelerar as mudanças necessárias frente à crise global de água e saneamento. Na quinta-feira (15), foram ministradas as palestras: “Emergência Climática no contexto de múltiplas vulnerabilidades socioambientais”,  ministrada pelo Dr. Frederico Monteiro Neves; “A atuação do Ministério Público do Estado da Bahia frente às mudanças climáticas”, pelo Dr. Fábio Fernandes Corrêa; “Restauração Florestal Conectando Florestas e Pessoas”, do Esp. Marcos Antônio Costa Lemos; e “O Papel das Políticas Públicas de Saneamento Básico e seu fator preponderante de adaptação às mudanças climáticas”, do MSc. Jônatas Fernandes Araújo Sodré.

“A discussão das mudanças climáticas hoje é fundamental: essa é uma das principais urgências da contemporaneidade, com países negociando soluções para minimizá-las”, ressaltou Frederico Monteiro Neves, que é professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e decano do Centro de Formação em Desenvolvimento Territorial. “A segunda edição do fórum é uma articulação necessária do poder público junto a sociedade civil para aquecer o tema na região, procurando soluções também em uma escala local”.

O encerramento do  II Fórum Regional de Mudanças Climáticas ocorre nesta sexta-feira (16), com as palestras: “Os impactos das alterações no uso e ocupação do solo e das mudanças climáticas nos recursos hídricos do Extremo Sul Baiano”, do Dr. João Batista Lopes da Silva; “O papel da meteorologia na compreensão das mudanças climáticas e desastres naturais”, do Esp. Ivaniel Foro Maia; e “A intensificação do uso do solo e mudanças climáticas: impactos nos serviços ecossistêmicos”, do Dr. Alexandre Camargo Martensen.