Secretaria Municipal de Meio Ambiente demarca nova Área de Preservação Permanente

28 de abril de 2021 - 11:26 | Imprimir

A Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, finalizou na terça-feira (27) a limpeza e demarcação de uma nova Área de Preservação Permanente (APP) localizada no Bairro Portal Sul.

A área de preservação permanente, conhecida por APP, é definida segundo o Código Florestal (lei nº 4.771/1965) por uma área protegida, coberta ou não de vegetação nativa, com a missão ambiental de preservar os recursos hídricos, a sua paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e também salvaguardar o bem-estar da população a sua volta.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente Sabrina Rampinelli, a área era utilizada de forma irregular como local de descarte de resíduos e entulhos. A área foi demarcada por 1 km de cerca, com o objetivo de preservar a localidade e também ressignificar o seu uso. Sabrina afirmou que a área de APP será arborizada com plantas nativas como: boleiras, Pau d’alho, Araçá, Juçaras e algumas outras espécies. A ação teve a colaboração da Associação de Moradores do bairro Portal Sul.

A Prefeitura e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente solicitam a toda população para não descartar os resíduos gerados nas vias públicas e nas áreas de APP. “Devemos realizar de forma correta o descarte de resíduos gerados, priorizando o serviço de limpeza pública, junto ao consumo consciente, pois são fundamentais para um futuro sustentável”, alertou a secretária.