Secretaria de Educação reúne diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos para apresentar ações desenvolvidas nas escolas

10 de agosto de 2022 - 13:42 | Imprimir

Nos dias 02 e 09 de agosto, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Educação, realizou uma reunião com os diretores e vice-diretores escolares e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino no auditório da Escola Nosso Lar, localizada no bairro São Lourenço. A proposta do evento se baseou na apresentação das ações desenvolvidas pela gestão pública atual na área de educação.

Durante o ano de 2021 até o momento, são realizadas diversas obras para a manutenção da estrutura física em mais de 25 instituições de ensino municipais, dentre elas: Escola Municipal  Profª Delci Rodrigues Aguilar, Escola Municipal José Felix Correia, Escola Municipal Profª Marcela Nolasco Venézia e Escola Municipal Santa Rita – esta última localizada na zona rural. Além de 4 creches municipais em construção, estão em andamento, também, os processos legais para a construção da Escola de Educação Infantil Jardim Caraípe, 4 quadras poliesportivas e a implementação do sistema de energia solar para atender as escolas – entre outras obras que objetivam a revitalização dos espaços físicos para que o trabalho pedagógico flua com muito mais qualidade.

Tendo em vista a realidade de restrição alimentar que atinge diversos estudantes, a administração pública também está comprometida a investir na qualidade da merenda escolar. Desde o processo produtivo, com capacitações aos produtores rurais sobre boas práticas de fabricação e cadastramento no processo administrativo para venda ao município, até a avaliação nutricional dos alunos, é reforçado o papel central da escola na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Levando em conta também os profissionais presentes nas escolas, estão sendo realizados cursos de formação para diretores, vice-diretores, chefes de disciplina, monitores do transporte escolar e agentes de portaria, bem como a formação continuada de professores.

“É prioridade investir em recursos para que as escolas exerçam as atividades com qualidade, disponibilizando para alunos e profissionais um ambiente favorável à aprendizagem”, disse Regiane Chuaith, Secretária de Educação. “O olhar é voltado, inclusive, para os distritos de Teixeira de Freitas, o que resulta em um trabalho unificado, respeitando as especificidades de cada unidade, e que inclui todas as escolas sob nossa responsabilidade, sendo o total de 70 unidades escolares com atendimento a aproximadamente 22 mil alunos”.