Secretaria de Educação irá utilizar aplicativo que tem recursos para auxiliar o desenvolvimento de crianças e jovens autistas

13 de agosto de 2021 - 10:06 | Imprimir

Para ampliar as ferramentas de aprendizado e atender os estudantes com autismo da Rede Municipal, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Educação e Cultura, irá utilizar o aplicativo Jade Autism, jogo online capaz de contribuir para o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dificuldades de aprendizagem e atrasos no desenvolvimento.

Animada com a novidade, a secretária de Educação Regiane Chuaith reforçou a responsabilidade da gestão em relação à inclusão social: “A tecnologia está presente na sociedade, trazer essa ferramenta amplia as estratégias de ensino e aprendizagem em uma perspectiva lúdica e de estimulação, facilitando a comunicação e a interação com a linguagem atual tecnológica”.

Através do mapeamento dos dados apresentados na matrícula, atualmente a Rede Municipal conta com 85 alunos autistas (censo 2020) alguns são acompanhados pelo Centro de Educação Inclusiva, salas de recursos, e também um atendimento pela Equoterapia: “Estamos ampliando mais salas de recursos nas escolas do município, além disso estamos ofertando formação continuada para os profissionais que atendem nossos estudantes”.

O aplicativo JADE AUTISM será implantado neste mês e em breve teremos inúmeros benefícios possibilitados por esta ferramenta. “Uma ótima ferramenta tecnológica de estimulação para aluno, onde ele poderá ser estimulado de forma lúdica e prazerosa. Outro ponto a ser destacado é o acompanhamento do processo desenvolvido pelo aluno na ferramenta. Isso é visto de forma muito positiva, pois o programa gera relatórios sobre o desenvolvimento do estudante, possibilitando uma comunicação melhor entre professor, aluno e família sobre desempenho”, finalizou a secretária.