Saúde em Ação: UMMI realiza cerca de 5 mil atendimentos mensais; saiba mais

18 de julho de 2023 - 16:53 | Imprimir
Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI) de Teixeira de Freitas (Foto: Wesley Morau)

A Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI) de Teixeira de Freitas é voltada ao atendimento pediátrico de gestantes, parturientes e crianças com até 12 anos, se destacando pelo acompanhamento humanizado oferecido pela equipe. Mensalmente, a UMMI realiza cerca de 5 mil atendimentos, que contemplam famílias dos 13 municípios do Extremo Sul Baiano.

Priorizando agilidade e praticidade no atendimento com recursos tecnológicos de ponta, a unidade é equipada com monitores multiparâmetros, reanimadores manuais infantis e um digitalizador de raio-x, que possibilita a visualização de anormalidades e estruturas que não seriam aparentes em métodos convencionais.

Digitalizador de raio-x (Foto: Wesley Morau)

Durante a gestão atual, foi incorporado ao corpo de profissionais de saúde o serviço das doulas, que garante a assistência às pacientes a partir do suporte físico e emocional antes e durante o parto. Assim, são reduzidos os riscos de violência obstétrica e é garantida a segurança tanto da parturiente como ao bebê. Outra ação de destaque é o Táxi da Gestante, que assegura o acesso, a cobertura e a qualidade do acompanhamento durante o período gestacional ao oferecer o deslocamento das futuras mães.

Nova UMMI

A administração pública retomou a construção do novo espaço físico da UMMI que permaneceu sucateada por gestões passadas. O equipamento irá contar com um total de cem leitos entre Obstetrícia e Pediatria, sendo cinco deles quartos privados para partos humanizados com o auxílio de doulas – com um apresentando banheira, utilizada em tais procedimentos –; 20 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatais e dez unidades de terapia semi intensiva.

(Foto: Wesley Morau)

Paralelamente, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas realizou reformas no equipamento atual, com pintura, manutenção de telhados s sendo alguns dos serviços realizados. Os investimentos realizados têm, como prioridade, a saúde e o bem-estar de inúmeras famílias da região, a partir de ambientes de qualidade e serviços de excelência.