Saiba como retirar medicamentos de forma gratuita na Farmácia Especializada

21 de novembro de 2023 - 09:13 | Imprimir
Medicamentos na Farmácia Especializada (Foto: Marley Ribeiro)

Na Farmácia Especializada de Teixeira de Freitas, o objetivo é oferecer atendimento de qualidade ao usuário, assegurando a compreensão de todas as orientações para o uso adequado dos medicamentos. Os atendimentos seguem o Componente Básico da Assistência Farmacêutica, proporcionando suporte a usuários com Diabetes Mellitus insulinodependentes, fornecendo insulinas NPH e Regular, seringas, agulhas, lancetas, glicosímetros e tiras para medição de glicemia capilar. O programa também atende usuários do Programa de Saúde Mental, dispensando medicamentos conforme a Portaria 344/98, além de pacientes com diversas condições médicas, como osteoporose, asma, artrite reumatoide, agravos cardíacos, entre outros.

Outro grupo de medicamentos fornecidos na Farmácia Especializada pertence ao Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica, destinado ao tratamento de agravos específicos incluídos em Programas Estratégicos do Ministério da Saúde. O uso desses medicamentos é regulamentado por legislação e diretrizes específicas para as doenças abrangidas pelos programas ou pelo Formulário Terapêutico Nacional, incluindo tratamentos para Toxoplasmose, leishmanioses, esquistossomose, anemia falciforme, influenza, doença de Chagas.

Ao proporcionar atendimento personalizado e seguro à população por meio da expertise dos farmacêuticos na dispensação de medicamentos, a Farmácia Especializada destaca-se como ponto fundamental na promoção da qualidade de vida e no cuidado integral à saúde. Sua atuação contribui significativamente para o bem-estar e saúde duradoura da população atendida, fortalecendo os laços entre a comunidade e os profissionais de saúde. Essa abordagem dedicada reforça o compromisso da farmácia em oferecer serviços de excelência e se tornar um parceiro essencial no cuidado da saúde local.

Para receber atendimento, é necessário apresentar receituário médico original devidamente preenchido e carimbado, documentos pessoais, cartão do SUS, cartão da família e comprovante de residência. Em alguns casos específicos, pode ser exigido um relatório médico.

Informações sobre o atendimento

Local: Rua Sagrada Família, 580, Bela Vista