Logotipo da Prefeitura de Teixeira de Freitas
Portal da Transparência

Roda de conversa orienta gestantes sobre cuidados durante gravidez e puerpério


1 de junho de 2023 - 14:39 | Imprimir
Roda de conversa com gestantes na UBS Castelinho (Foto: Wesley Morau)

Na última quinta-feira (31), a Secretaria de Saúde – por meio da Rede de Atenção Básica – promoveu uma roda de conversa com gestantes do município na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Castelinho.

Durante a ocasião, foram abordados tópicos como a importância do pré-natal, da realização de consultas periódicas durante a gravidez e a realização de exames como ultrassonografia; além do período de puerpério, que abrange questões como amamentação e introdução de alimentos na dieta dos pequenos teixeirenses após os seis meses. 

“É um momento importante para as mamães pois, muitas vezes, as informações sobre essa fase chegam de forma incorreta ou ineficaz. Ao sanar as dúvidas, nossas futuras mamães levam as orientações ao dia a dia e usufruem dos benefícios”, explicou Fernanda, acadêmica de Enfermagem da Faculdade do Sul da Bahia (FASB). Maricláudia, enfermeira da unidade, ressaltou que “é essencial que possamos transmitir esses saberes tanto para as mães de primeira viagem como para aquelas que já têm filhos; isso fortalece e humaniza nosso atendimento”.

“Uma das coisas mais interessantes que aprendi aqui hoje foi sobre o período de introduzir alimentos na vida da criança. Foi um pouco de cada coisa que vamos levar para a vida. Estou ansiosa, mas faz parte”, disse Tainã Santos da Rocha, gestante presente na UBS. Júlia Oliveira, por sua vez, já está em sua segunda gestação; mesmo assim, destacou que “mesmo já sendo mãe, aprendi muito mais. Toda orientação acrescenta, e é importante que as mães compareçam aos postos de saúde para o acompanhamento completo”

Pular para o conteúdo