Reunião propõe ações para a segunda fase do PAT da Mandiocultura; saiba mais

28 de novembro de 2023 - 07:30 | Imprimir
(Foto: Reprodução)

No dia 23 de novembro, ocorreu a apresentação de proposta de construção da segunda fase do Plano de Ação Territorial (PAT) da Mandiocultura no auditório da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) de Teixeira de Freitas, que contou com a presença de produtores rurais e representantes de associações e instituições públicas e privadas.

Durante a reunião, houve indicação de membros para o Comitê Gestor Municipal, além da escolha dos representantes para o Comitê Gestor Territorial. A participação ativa dos atores da região evidenciou o interesse e engajamento no desenvolvimento da mandiocultura local, que consequentemente trará impactos econômicos  significativos.

Conheça o projeto

O PAT Mandiocultura é uma ação do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), onde o município é também parceiro, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Suzano/Polímata, UFSB, Ceplac, demais prefeituras dos municípios participantes e outras instituições. Seu principal objetivo é fomentar a cadeia produtiva da mandioca na região Extremo Sul.

A primeira fase do programa já alcançou resultados notáveis, com um aumento extraordinário na produtividade por hectare e superando a meta inicial de 40%, elevando a média nacional de 12 toneladas por hectare para impressionantes 73 toneladas por hectare.

Esse sucesso foi possível graças à distribuição da variedade de mandioca Formosa, previamente testada e aprovada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), demonstrando a importância da pesquisa e inovação no setor. Já na segunda fase do PAT da Mandiocultura, a ser renovado nos municípios de Alcobaça, Itamaraju, Prado e Teixeira de Freitas, a ênfase será no fortalecimento de toda a cadeia produtiva da mandioca.