Protetores da natureza: roda de conversa com estudantes da rede pública reforça preservação ambiental

29 de setembro de 2023 - 11:52 | Imprimir
Roda de conversa na Biquinha (Fotos: Reprodução)

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu uma roda de conversa no Parque da Biquinha com alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Gelson Oliveira Costa, localizada no bairro Colina Verde, em comemoração à Semana da Árvore e à chegada da estação da Primavera.

O encontro foi uma oportunidade para as crianças se envolverem na construção de conhecimento, explorando conceitos vitais de preservação ambiental. Durante a atividade, os estudantes tiveram a chance de participar do plantio de árvores em um ambiente propício ao aprendizado, destacando a importância de não deixar resíduos na natureza e o papel fundamental das aves na chegada da estação e na preservação do meio ambiente.

Além disso, a roda de conversa abordou a Campanha “Acelerando Mudanças”, promovida pela pasta de Educação Ambiental, que trouxe a fábula do beija-flor como uma metáfora inspiradora. A história representa a mudança que cada indivíduo pode fazer para melhorar o mundo. Como parte da campanha, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente exibiu um beija-flor artesanal construído a partir de resíduos plásticos retirados da natureza. Essa ação contribuiu para a Campanha “Combata a Poluição Plástica”, que tem como objetivo sensibilizar os alunos da educação infantil sobre a importância da preservação ambiental.

Ao final do evento, os alunos receberam certificados de “Protetor das Árvores” como reconhecimento pelo seu comprometimento com a causa ambiental. A roda de conversa e as atividades práticas no Parque da Biquinha deixaram uma impressão duradoura nos jovens, fortalecendo a conscientização ambiental e inspirando futuros defensores da natureza.