Projeto Firme e Forte: Ação será voltada à reestruturação física de pacientes com sintomas persistentes após covid-19

4 de maio de 2021 - 08:42 | Imprimir

O Projeto Firme e Forte é uma iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer com parceria da Secretaria de Saúde que tem como objetivo principal a reabilitação de pacientes com sintomas pós covid-19. Restaurar a qualidade de vida de quem foi acometido pela infecção é dar mais um passo para o fim desse ciclo com o mínimo de sequelas possíveis, trabalhando a recuperação física, motora e psicológica de cada paciente.

Entre as limitações físicas após covid-19 que serão trabalhadas, estão: Fraqueza muscular e respiratória, fadiga, alterações de sensibilidade, lentificação do raciocínio, estresse pós traumático entre outras. Cada paciente terá um plano de tratamento específico ao seu caso, e para isso o médico responsável fará a triagem juntamente com o profissional capacitado para o processo de reabilitação. As atividades poderão ser realizadas no Centro Esportivo Municipal com supervisão dos profissionais da Educação Física.

Cada paciente terá uma avaliação global, e será classificado como leve, moderado ou grave. Para os casos leves, o paciente receberá uma apostila e/ou vídeos com exercícios para realizar em casa. Para pacientes considerados moderados a reabilitação será presencial, com acompanhamento da equipe multidisciplinar em doze sessões de terapia. Para os casos graves que já tiveram dois testes negativos para a covid-19, serão 20 sessões de terapia com a equipe multidisciplinar de forma presencial, já para quem ainda está positivado em relação ao covid-19 as terapias serão acompanhadas à distância.

A equipe Multiprofissional contará com os seguintes profissionais: Médico e enfermeiro de Reabilitação, profissional de educação física e fisioterapeuta. Os protocolos de exercícios são desenvolvidos de acordo com a condição do paciente e respeitando as fases da doença, dessa forma, evita-se a fragmentação do tratamento e garante sua segurança e eficácia. Ao final das sessões, o paciente terá suas recomendações de continuidade ou não de cada terapia.

O projeto está sendo estruturado pelas Secretarias e tem previsão de início para o final do mês de maio. Divulgaremos mais informações em nosso site e também nas redes sociais em breve.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Esporte e Lazer nos telefones abaixo.

Secretaria de Esporte e Lazer: (73) 3011-2723

Secretaria de Saúde: (73) 3011-0999 / 3011-0985