Programa Saúde na Escola promove atividade de combate às arboviroses em instituição de ensino

5 de julho de 2023 - 13:49 | Imprimir
Ação do PSE na Escola Municipal Profª Delci Rodrigues de Aguilar (Foto: Reprodução)

Alunos da rede municipal de ensino irão se tornar multiplicadores de ações contra o Aedes Aegypti. Essa é a meta do Programa Saúde na Escola (PSE), programa em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Educação e Cultura. O PSE tem promovido atividades de combate ao vetor da dengue, zika e chikungunya desde o início deste ano, com a ação sendo realizada na Escola Municipal Profª Delci Rodrigues de Aguilar nesta terça-feira (04).

Efetuada por meio de ações lúdicas, com vídeos interativos e teatro, a ação teve como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti. Os alunos aprenderam desde como manter os cuidados para evitar focos do mosquito, como a transmissão da dengue e sintomas da doença, tornando-se agentes propagadores dessas informações aos pais e familiares.

“Estar presente nas escolas, levando a informação de forma lúdica como método de conscientização contra dengue e demais arboviroses às crianças, sempre muito atentas e interessadas, faz com que elas levem o aprendizado para casa, conversem com os pais, avós, um tio ou tia, tornando eles multiplicadores das ações. Assim, buscamos prevenir e informar a população contra o mosquito da dengue”, comentou a Coordenadora do PSE, Grazielle Dias.

Conheça o programa

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral, uma estratégia para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

Atividades com orientações sobre arboviroses são fruto de uma cooperação que vigora há mais de 10 anos entre as escolas, o Programa Saúde na Escola (PSE), Vigilância Sanitária e Estratégias de Saúde da Família (ESFs).