Logotipo da Prefeitura de Teixeira de Freitas
Portal da Transparência

Professores utilizam bonecos de pano enquanto ferramentas lúdicas de ensino na Escola Municipal Contos de Fada


29 de setembro de 2022 - 16:01 | Imprimir
Projeto de ensino pedagógico com o uso de bonecos de pano na Escola Municipal Contos de Fada (Foto: Wesley Morau)

A Escola Municipal Contos de Fada, localizada no bairro Bela Vista, realiza projeto de confecção de bonecos de pano para as 158 crianças que estudam no local. Idealizado pela  equipe gestora da instituição em parceria com mães e responsáveis pelos alunos, a ação se baseia nos personagens da obra Sítio do Pica-Pau Amarelo, do escritor Monteiro Lobato.

“Há quase dois meses estamos em oficina com algumas mães das crianças para a confecção. O Sítio do Pica-Pau Amarelo é importantíssimo para a literatura infantil pela abordagem da cultura brasileira e do folclore; nosso objetivo é proporcionar esse cenário clássico de entretenimento que atravessou gerações para o público atual”, explica Dulcinéia Alves Barbosa, diretora da escola. Os bonecos serão distribuídos no dia 11 de outubro, no qual será celebrado o Dia das crianças na Escola Municipal Contos de Fada.

Cynara Novais, coordenadora do turno vespertino, reforça a importância de recursos lúdicos variados para estimular as potencialidades dos alunos e diversificar suas experiências: “com os bonecos de pano, temos a chance de materializar esse universo de inocência e proximidade com a natureza que as crianças não têm um contato tão intrínseco como aquelas de anos atrás, que tinham contato com o ‘Sítio’ através da TV. Queremos trazer isso para as crianças e mostrar como é emocionante vivenciar as brincadeiras, histórias, e entretenimento da época dos seus pais e avós”.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o planejamento pedagógico referente à educação infantil deve propor um olhar inovador e inclusivo ao contexto histórico-cultural no qual os estudantes estão inseridos. Sendo assim, a literatura brasileira é essencial enquanto recurso didático facilitador de aprendizagem das crianças, integrando conhecimentos e hábitos.  A ação, portanto, é pautada nos eixos estruturantes do BNCC, que consiste em interações e no brincar.

Pular para o conteúdo