Prefeitura retoma coleta descentralizada de exames laboratoriais

15 de setembro de 2023 - 10:37 | Imprimir
Coleta descentralizada de amostras na UBS Residencial Castelinho (Foto: Wesley Morau)

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, retomou a coleta descentralizada de amostras de exames laboratoriais do Laboratório Municipal de Referência Regional de Teixeira de Freitas (LMRR) — sede regional bipartite do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/BA) — em pontos estratégicos do município. A ação visa facilitar o acesso aos serviços de saúde aos munícipes que, em sua maioria, apresentam dificuldades ao acessar o espaço físico do Lacen.

Divanete Falcão foi uma das teixeirenses atendidas na quinta-feira (14) pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Castelinho, ponto de apoio para a coleta descentralizada nas terças e quintas. “Vim fazer a coleta de sangue, por isso cheguei bem cedo. O atendimento foi ótimo; é importante uma ação assim, muitas vezes tenho que passar o dia todo fora para ser atendida”

Além da UBS Residencial Castelinho, a Faculdade do Sul da Bahia (FASB) também é ponto de apoio para a coleta de amostras para o Lacen nas segundas e quartas. O LMRR realiza diversos procedimentos laboratoriais em Teixeira de Freitas e mais 12 cidades da região, recebendo em média 150 pessoas por dia a partir da marcação de exames no Complexo Regulador.