Prefeitura realiza implantação de mais uma unidade demonstrativa do PAT Mandiocultura e convida todos os distritos para fazer parte do projeto; entenda

6 de maio de 2022 - 13:45 | Imprimir

Na última terça-feira (03) Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizou a implantação de mais uma unidade demonstrativa do PAT Mandiocultura na comunidade São Benedito.

Com a implantação desta unidade, Teixeira de Freitas conta com 10 unidades demonstrativas no total. O projeto visa replicá-las cada vez mais e com isso fortalecer a cadeia produtiva da mandioca no município.

O PAT Mandiocultura é uma ação do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), onde o município é também parceiro, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Suzano/Polímata, UFSB, Ceplac, demais Prefeituras dos Municípios participantes e outras instituições.

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas acredita no projeto PAT Mandiocultura e tem buscado constantemente fortalece-lo no município, portanto, pedimos as comunidades e distritos que desejam fazer parte desse projeto, para procurarem a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento para mais informações.

O principal objetivo do projeto é aumentar a produtividade de mandioca em até 40% e com tudo fomentar a cadeia produtiva dessa cultura na região. As manivas que foram implantadas na comunidade, foram retiradas de uma unidade no distrito de Jardim Novo que passou por avaliação técnica no dia (02).

A variedade que foi replicada foi a Formosa, uma espécie provinda da Embrapa, livre de pragas e doenças. Esta espécie, até o momento, apresentou uma ótima produtividade, e isso foi constatado na unidade recém avaliada em Jardim Novo. A Formosa apresentou uma produtividade de 30 toneladas por hectare. O normal entre as demais variedades cultivadas em Teixeira de Freitas é de 12 toneladas por hectare, obteve-se, portanto, um aumento de mais de 50%, o que superou o objetivo do projeto.