Prefeitura realiza cercamento em Áreas de Preservação Permanente em Teixeira de Freitas

30 de novembro de 2022 - 09:48 | Imprimir

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Meio Ambiente,  realiza o cercamento das Áreas de Preservação Permanente (APP) aos arredores do Centro Territorial Estadual de Educação Profissional do Extremo Sul (CETEPES), localizado no Jardim Caraípe.

O cercamento faz parte do Projeto de Mudanças Climáticas do município, através do Ministério do Meio Ambiente, e tem contribuído para o diagnóstico da situação da Mata Atlântica para elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), instituído pela Lei 11.428/2006 e regulamentado pelo Decreto 6.660/2008 – que estabeleceu o conteúdo mínimo do plano.

Cercamento em Área de Proteção Permanente de Teixeira de Freitas (Foto: Reprodução)

A Mata Atlântica é um ecossistema que beneficia a vida de todos os brasileiros. Entretanto, o bioma se encontra em um alto grau de risco: segundo dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado este ano, a destruição da Mata Atlântica teve um salto no último ano (2020-2021), chegando a 21.642 hectares, área equivalente à cidade de Recife (sendo a cifra mais alta desde 2016).

A manutenção dos ecossistemas da Mata Atlântica garante a provisão de serviços ecossistêmicos importantes para as populações e para as atividades econômicas em âmbito regional e nacional, como a regulação da qualidade e a fertilidade do solo e a proteção de encostas em potenciais casos de erosão.