Prefeitura realiza cadastramento em residências de Cachoeira do Mato para atender demandas sanitárias; conheça a ação

20 de abril de 2022 - 17:54 | Imprimir

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Habitação, está finalizando o cadastramento de residências na comunidade de Cachoeira do Mato, que estão em precárias situações sanitárias.

O objetivo desta ação é atender, através da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, as demandas dos moradores em situação de vulnerabilidade da comunidade. Para isso, a Secretaria de Habitação está obtendo dados de cada residência necessitada para enviar à FUNASA, visando a implementação do projeto que reforma ou constrói banheiros, pias, tanques de lavar roupa, instalação hidráulica e filtros de barro. É importante ressaltar que o que está a cargo do município é o cadastramento e a apresentação dos dados, já a parte de projetos, aprovação do projeto e obras são custeados, administrados e realizados pela própria FUNASA.

“Há banheiros que a situação é muito precária, não tem absolutamente nada, apenas um buraco para fazer as necessidades. Diante disso, os cadastros serão enviados e a FUNASA irá analisar e liberar para aqueles que realmente necessitam”, explica Silvia Souza, técnica administrativa da Secretaria de Habitação.

Esta ação é uma das prioridades do Prefeito, Dr. Marcelo Belitardo que percebeu uma deficiência na área sanitária na comunidade. Tendo isto em vista, a Secretaria de Habitação foi acionada para criar estratégias e sanar esta questão, pois entende que o projeto da FUNASA é o ideal para esta demanda.

A secretária de habitação, Gabriela de Oliveira, ressalta a grande importância desta realização para a melhoria de vida dos moradores: “Embora o projeto da FUNASA atenda demandas sanitárias, o prefeito entende que, por essas demandas fazerem parte de residências, a Secretaria de Habitação tem competência para gerir o processo, uma vez que é questão de qualidade de vida e de moradia para o cidadão teixeirense”.