Prefeitura promove Dia de Campo do Concurso Regional Conilon de Qualidade

28 de julho de 2021 - 17:48 | Imprimir

Nesta quarta-feira, 28, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Agricultura, promoveu o Dia de Campo da 5ª edição do Concurso Regional Conilon de Qualidade. O objetivo desta fase do concurso é de contribuir com a profissionalização dos produtores rurais, compartilhando técnicas e mostrando na prática alguns assuntos que são de interesse da área.

A Secretária Municipal de Agricultura, Elenita Medrados, ressalta que passar conhecimento técnica está sempre entre as prioridades da pasta: “Acreditamos muito no retorno que é possível ter com a melhoria das técnicas no campo e a esta gestão tem se disponibilizado a ofertar mais capacitação e apoio aos produtores. O concurso já tinha esta linha e ficamos muito felizes em mais uma vez contribuir para o crescimento do café conilon em Teixeira de Freitas e região”

O Prefeito de Teixeira de Freitas, Dr. Marcelo Belitardo, parabeniza os produtores da cidade e a todos os envolvidos no processo: “Acho a ideia do concurso fantástica, incentiva os nossos produtores e traz um produto superior ao mercado, até mesmo um novo nicho. Vivemos em uma sociedade capitalista onde precisamos da renda e ações como essa ajudam a movimentar a economia e desenvolver ainda mais a nossa região. Estão todos de parabéns e tenho certeza de que teremos muito sucesso com o café teixeirense”.

Para este ano os temas escolhidos para o Dia de Campo foram: “Utilização do fósforo na cafeicultura: diferentes fontes e suas interações com os elementos do solo”; “Manejo com produtos biológicos na cultura do café”; “Gotejamento: prevenções e manutenções de limpeza” e “Técnicas de pulverização mecanizada e tecnologia dos produtos LS TRACTOR (piloto virtual, piloto automático e gestão de frota)”. Além de Teixeira de Freitas, a ação acontecerá também em Itamaraju, Itabela e Porto Seguro, visto que é um evento regional.

Secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Elenita Medrados)

O técnico da Secretaria de Agricultura, Kaká Farias, pontua que o Concurso Regional Conilon de Qualidade tem contribuído para a agricultura da cidade e que a participação dos produtores é muito importante: “Ficamos muito felizes com o avanço que este evento tem promovido e convidamos os produtores a fazer suas inscrições, que podem ser feitas até o dia 13 de agosto. Qualquer produtor maior de 18 anos pode se inscrever, desde que sua produção atenda às especificações do regulamento”.

O concurso busca premiar, reconhecer e incentivar os produtores de Café Conilon (Coffea canephora) de 21 municípios do Extremo Sul baiano e da Costa do Descobrimento. As categorias são a de Lote (mínimo de 40 sacas) e Microlote (Mínimo de 03 sacas). As inscrições e entrega das amostras devem ser feitas no Sindicato de Produtores do município ou Secretaria de Agricultura. Podem participar produtores de: Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itanhém, Itamaraju, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas, Vereda, Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália.

Para além da formação dos produtores e envolvidos na lavoura que é feita durante e depois da competição, há a premiação de melhor café dentro das categorias do concurso. O CONCURSO REGIONAL CONILON DE QUALIDADE – 2021 é uma realização da , Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas e do Sindicato dos Produtores Rurais de Teixeira de Freitas, com apoio dos demais Municípios do Extremo Sul e Costa do Descobrimento, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, FAEB/SENAR, Sebrae e Sindicatos Rurais, com organização do Instituto Ampliê.