Prefeitura oferece atendimento gratuito com nutricionista às gestantes teixeirenses

5 de outubro de 2022 - 14:38 | Imprimir
Atendimento com nutricionista na Universidade Federal do Sul da Bahia (Foto: Wesley Morau)

A gestação é um período de transformações significativas para o metabolismo materno, visto que há uma alteração nas necessidades nutricionais do organismo a fim de garantir o pleno desenvolvimento fetal. Uma alimentação inadequada, portanto, oferece riscos tanto para a mãe como para o bebê, podendo ocasionar retardo de crescimento intrauterino, diabetes gestacional e mortalidade perinatal, por exemplo.

Sendo assim, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, oferece atendimento gratuito com nutricionista com enfoque materno infantil para as futuras mães teixeirenses na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), parceira do projeto iniciado em agosto deste ano. “Atuamos com gestantes, mas nosso trabalho se estende também para puérperas, bebês e crianças”, explica Larissa Batista Coelho, nutricionista.

Ao realizarem o pré-natal, as gestantes são estratificadas em casos de gestação  de risco habitual ou de alto risco. Todas, no entanto, têm o direito a esse acompanhamento nutricional. Durante a avaliação , podem ser identificadas situações como: pacientes com diabetes gestacional, anemia e perda ou ganho de peso. É a partir do diagnóstico que são definidas as orientações a serem encaminhadas.

“Informamos à gestante sobre quais alimentos devem ser ingeridos e a quantidade permitida; frequência e horários de alimentação; e prática de atividades físicas”, explica Larissa. “Ao contrário do senso comum, mães e bebês só têm a ganhar com exercícios adequados para cada fase da gravidez”. No caso das crianças, a nutricionista acompanha o peso no pós-parto, alimentação e presença de alergias, entre outros fatores.

Nutricionista Larissa Coelho Batista (Foto: Wesley Morau)

A maior dificuldade visualizada pela nutricionista permanece sendo a falta de informação e a realidade socioeconômica das futuras mães que são atendidas: “temos um público de baixa renda, por isso tornamos possível uma rotina alimentar que possa ser adequada para cada situação, desmistificando a relação entre poder aquisitivo e vida saudável”.

As orientações encaminhadas pelo serviço podem ser utilizadas para toda a vida, assim como para todos do convívio da paciente. “Para um resultado de sucesso do tratamento, é imprescindível que mães e futuras mães realizem consultas com frequência. Priorizamos um atendimento humanizado e que estabeleça uma comunicação eficaz entre paciente e profissional”, finaliza Larissa.

Para agendamento de consultas, todas as gestantes que utilizam a rede pública de saúde devem entrar em contato pelo telefone (73) 2103-8366.