Prefeitura investe em manutenções nas instituições de ensino em Teixeira de Freitas

17 de fevereiro de 2022 - 17:24 | Imprimir

Investir em educação é investir em qualidade de vida

Visando um retorno com qualidade e segurança para as crianças e adolescentes, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Educação e Secretaria de Projetos Estratégicos, está investindo em melhorias nas instituições de ensino municipais da cidade.

Segundo afirma a Secretária de Educação e Cultura, Professora Regiane Chuaith, “Enfrentamos grandes desafios. Bons métodos de ensino e professores qualificados são essenciais para promoção de uma educação de qualidade, entretanto, também é fundamental contar com ambientes confortáveis e acolhedores, pois a soma  desses elementos aumenta o engajamento e a satisfação dos estudantes e, consequentemente, melhora o processo de aprendizagem”.

Além das manutenções houve mudança de local das creche Ciranda da Alegria e CMEI Jardim Encantado para prédios com melhores condições estruturais e, ainda assim, estão recebendo reparos. Confira as instituições que contam com investimentos:

Escolas Municipais reformadas:
EMEI Delci Rodrigues Aguilar
EM Professora Marcela Nolasco Venezia
EM José Félix Correia
EM Professora Geni Abutrab Guerra Pessoa
EM Igualdade e Justiça
EM João Mendonça
EM Professor Moabh Cristal Félix
EM Professor Sheneider Cordeiro Correia
EM Santa Rita

Instituições que ainda estão em reforma:

EM São Lourenço
EM Solidariedade
EM Pedro Agrizzi Neto
EM Raquel de Queiroz
Em Alcenor Alves Barbosa
EM Manoel Cardoso Neto
Creche Brás Pereira do Nascimento
Creche Gilberto Cardoso Silva

Quadras poliesportivas em construção:
EM Pedro Agrizzi Neto
EM Antônio Chicon Sobrinho
EM Vereador Genivaldo Bispo
EM D. Pedro II (cobertura)

A equipe de manutenção própria da Secretaria de Educação também fez reparos menores em diversas escolas: EM Clélia das Graças Figueiredo Pinto, EM Gessé Inácio do Nascimento, EM Bela Vista, EM Antônio Chicon Sobrinho, entre outras. Além disso, o projeto ainda conta com manutenções na EM D. Pedro II e Vinicius de Moraes.

Além dos ambientes de sala de aula, um espaço que tem sido dada a devida atenção é a construção de lavanderias, pois na grande maioria das escolas os panos e equipamentos de limpeza dos prédios escolares  eram feitos nas pias dos banheiros ou nos próprios baldes, dificultando o trabalhos das equipes de serviços gerais.

Ressaltamos que pelo baixo investimento em estrutura física em prédios escolares, principalmente na educação infantil, negligenciados em gestões anteriores, ainda temos muitos imóveis alugados e que não atendem de modo satisfatório. Por isso e pelo compromisso que temos com a educação, retomamos com as obras de quatro creches que estavam abandonadas há duas gestões. São elas: Estância Biquíni, Liberdade, Eixo Sul e Ramalho.

Ressaltamos a importante aquisição de um caminhão frigorífico para o transporte da merenda escolar, o que garante a entrega dos produtos refrigerados com maior qualidade nas unidades escolares.

Com tantos investimentos importantes e necessários deve-se reconhecer o esforço que estamos fazendo e os avanços concretos para  iniciarmos o ano letivo 2022 recebendo servidores e estudantes para melhor os atender.