Prefeitura inicia projeto ambiental em creche de Teixeira de Freitas

21 de outubro de 2022 - 16:30 | Imprimir
Implementação do projeto Horta na Escola (Foto: Reprodução)

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da parceria entre a Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Meio Ambiente, está em fase de implantação do projeto Horta nas Escolas, que visa utilizar hortas enquanto um espaço de atividades didáticas e de base para uma alimentação saudável aos alunos das diversas instituições de ensino do município.

A ação abrangeu, inicialmente, a Creche Municipal Estrela da Manhã, localizada no bairro Tancredo Neves. O preparo foi realizado com equipes técnicas de ambas as secretarias, no intuito de trazer benefícios à saúde das crianças, além de ser um excelente recurso pedagógico.

“Esse projeto integra práticas agrícolas, saúde e educação; escolas e creches, por exemplo, são espaços lúdicos nos quais as práticas voltadas à qualidade de vida ganham repercussão, além de conscientizar crianças e adolescentes. Pretendemos levar o Horta nas Escolas para mais equipamentos da educação”, destacou Elenita Medrados, Secretária de Agricultura.

A implantação e ampliação de hortas orgânicas comunitárias em escolas da rede municipal de Teixeira de Freitas faz parte do projeto “Iniciativas socioambientais para redução de vulnerabilidade à mudança do clima em áreas urbanas do município”, com financiamento do Ministério do Meio Ambiente e sob direção da Secretaria de Meio Ambiente.

A iniciativa conta também com instalação de sistema de captação da água pluvial, como forma de propiciar o fortalecimento e o estímulo à produção e ao consumo de produtos locais, orgânicos, éticos e de comércio justo, com ênfase na agricultura familiar.

“O projeto tem como intuito a mobilização para participação da comunidade escolar e de comunidades socialmente vulneráveis, com atividades como: preparo do terreno e cercamento do canteiro com base no 5R’s (Reduzir, Repensar, Reaproveitar, Reciclar e Recusar) e plantio de sementes e/ou mudas. Cabe reforçar a importância da Educação Ambiental para o crescimento das crianças, aplicada com a vivência de campo de forma lúdica e construtiva”, destacou a Secretária de Meio Ambiente, Sabrina Rampinelli.