Logotipo da Prefeitura de Teixeira de Freitas
Portal da Transparência

Prefeitura implanta unidade do Ensaio Regional de Mandioca na comunidade Arara


10 de novembro de 2022 - 10:09 | Imprimir
Implantação de unidade do Ensaio Regional de Mandioca na comunidade Arara (Foto: Reprodução)

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas – através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – , realizou a implantação de um Ensaio Regional, projeto de melhoramento genético com 50 clones de mandioca vindos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), na comunidade Arara. O objetivo da ação é validar novas variedades de mandioca com alta produtividade no território do Extremo sul. 

Uma variedade de mandioca não é algo que se consegue em curto período de tempo; sendo assim, são buscadas variedades com características que favorecem o plantio, como resistência à bacteriose (principal doença que atinge a mandiocultura). 

Implantação de unidade do Ensaio Regional de Mandioca na comunidade Arara (Foto: Reprodução)

Através dos Ensaios Regionais da EMBRAPA, é que são realizado a disponibilização de material propagativo de alta qualidade ao produtor e os técnicos da secretaria de agricultura vem fazendo um acompanhamento direto para os produtores e levando novas tecnologias para potencializar a produção da mandiocultura em nosso município. 

A Secretaria de Agricultura oferece assistência técnica aos produtores, o que garante resultados favoráveis aos produtores. “Testar algumas das diversas variedades de mandioca em nosso município é extremamente importante, pois será possível selecionar as que mais se adaptarem aos nossos solos e condições climáticas”, explica Elenita Medrado, secretária de Agricultura de Teixeira de Freitas. 

Os Ensaios Regionais foram realizados nos municípios de Teixeira de Freitas e Alcobaça, além de Serra dos Aimorés, em Minas Gerais. A parceria firmada entre a Prefeitura, EMBRAPA, PAT-Mandiocultura, Polímata, Suzano e outras empresas parceiras visam fortalecer a cadeia produtiva da mandioca no Extremo Sul, garantindo a geração de emprego e renda na região.

Implantação de unidade do Ensaio Regional de Mandioca na comunidade Arara (Foto: Reprodução)
Pular para o conteúdo