Prefeitura implanta unidade demonstrativa do PAT da mandiocultura na comunidade Fábio Santos

27 de julho de 2022 - 19:27 | Imprimir

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Agricultura, implantou mais uma unidade demonstrativa do Plano de Ação Territorial (PAT) da Mandiocultura, desta vez na comunidade Fábio Santos, localizada na zona rural do município.

Foram ofertados tratores com arado e sucador (com a finalidade de auxiliar os produtores locais no preparo do solo) e uma motoniveladora para o patrolamento de estradas principais e ramais, dentre outros processos de produção agrícola. O atendimento também consistiu em procedimentos como o levantamento de dados sobre as famílias que serão assistidas no Cadastro Rural e a oferta de cursos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Valdemir, agricultor de Fábio Santos, destaca os benefícios do serviço ofertado: “as máquinas que recebemos vão trazer uma melhora significativa para nós aqui da região; antes, estávamos muito isolados”.

Além das vantagens nutricionais, a mandioca também é de grande importância socioeconômica para os produtores, tendo papel importante na alimentação humana e animal, além de servir de matéria-prima para inúmeros produtos industriais e na geração de emprego e de renda.

“Este é mais um projeto que a gestão pública cumpre com sucesso. Esse trabalho só foi possível pelo apoio da comunidade Fábio Santos, que nos recebeu de braços abertos, e do excelente trabalho da equipe técnica. O desenvolvimento do potencial agrícola da região é nossa principal meta”, ressaltou Elenita Medrados, secretária de Agricultura.

O PAT Mandiocultura é uma ação do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), onde o município é também parceiro, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Suzano/Polímata, UFSB, Ceplac, demais prefeituras dos municípios participantes e outras instituições. Seu principal objetivo é fomentar a cadeia produtiva da mandioca na região Extremo Sul.