Prefeitura encontra farinheira de Cachoeira do Mato com falhas, reformula projeto e irá reformar local

29 de abril de 2021 - 12:16 | Imprimir

Por encontrar a Farinheira no distrito de Cachoeira do Mato com falhas, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fez a reformulação do projeto para trazer as melhorias necessárias para ser entregue à população. O processo neste momento está em licitação para que as mudanças sejam efetuadas.

Outro ponto importante é que com a reformulação do projeto, a agroindústria vai poder ter a certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), e consequentemente o selo, que garante a qualidade dos produtos de origem vegetal e animal e a sua origem. Assim, poderá expandir sua comercialização dentro do município.

Foram encontrados diversos problemas que impossibilitam o beneficiamento da mandioca, dentre eles, segundo a análise da Secretaria, estão: falta de revestimento do piso, o sistema de capitação da manipueira encontra-se fora das normas ambientais, chaminé inadequada para uso – a mesma está com a saída de fumaça para dentro do estabelecimento deixando o local de trabalho impróprio e desconfortante para a saúde dos trabalhadores – todos os aparelhos estão em inconformidade. O trabalho de fiscalização contou ainda com apoio da Vigilância Sanitária.

Para fazer a entrega da Farinheira, será realizada a reforma da alvenaria e a troca de todos os maquinários necessários para a regularização, conforme exigências estabelecidas pela Vigilância Sanitária.

A secretária de Agricultura Elenita Medrados explicou que a farinheira tem grande importância para a comunidade. “A Prefeitura sabe da importância dessa agroindústria para o distrito e está se esforçando para agilizar no que for possível as medidas necessárias para que a obras retornem o mais breve possível”.

E reforçou que o desejo da Gestão é disponibilizar o espaço com todas as conformidades: “O nosso principal objetivo é oferecer um local de referência para a fabricação de farinha e outros derivados da mandioca, para tanto a agroindústria será cadastrada no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), afim de agregar valor, qualidade e maior comercialização dentro do município”.