Prefeitura discute plano de contingenciamento para possíveis impactos das chuvas em Teixeira de Freitas; confira detalhes

17 de novembro de 2022 - 15:54 | Imprimir
Reunião para plano de contingenciamento das chuvas (Foto: Wesley Morau)

Nesta quinta-feira (17), a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas realizou uma reunião voltada para a ajustes do plano de contingenciamento referente às chuvas que começaram a chegar ao município nesta semana. O evento contou com representantes das secretarias envolvidas, como Assistência Social, Saúde, Infraestrutura, Segurança e Projetos.

A reunião teve como proposta reestruturar o comitê de emergência para a articulação de ações voltadas aos potenciais riscos que o período atual de chuvas pode provocar em território teixeirense. A Secretaria de Infraestrutura já atua na limpeza de córregos, a fim de evitar o acúmulo de água e consequentes alagamentos. A Defesa Civil também tem monitorado as chuvas e pontos de maior alagamento.

Uma das iniciativas que foram discutidas foi o mapeamento de áreas de risco em caso de acidentes, para que a administração possa acolher os moradores dessas regiões de forma ágil. Para casos de desalojamento, serão definidos os equipamentos públicos que poderão acolher possíveis desabrigados, bem como as unidades de saúde que ficarão responsáveis por cada abrigo.

Reunião para plano de contingenciamento das chuvas (Foto: Wesley Morau)

Em 2021, fortes chuvas atingiram o Sul baiano no mês de dezembro, ocasionando enchentes e deslizamentos de terra – com o Governo da Bahia decretando situação de emergência em 165 municípios no dia 8 de janeiro de 2022. Na ocasião, o município prestou ajuda imediata e começou a organizar as equipes para atuar durante e após as chuvas.

Desta vez, no entanto, a administração pública atual mobiliza antecipadamente equipes de diversas secretarias de acordo com uma série de ações de prevenção e atuação. A população também deve estar atenta a danificação de estruturas físicas, de residências a encostas. Diante das ocorrências de desastres, as orientações são para acionar imediatamente a Defesa Civil pelo número 3011-2751 e se abrigar em local seguro.