Prefeitura avança em projeto de proteção à saúde da mulher; evento continua na próxima quarta-feira (03)

2 de agosto de 2022 - 17:30 | Imprimir

No último sábado (30), ocorreu o Mutirão de Preventivo na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Colina Verde. Foram convocadas 60 mulheres residentes do município, na faixa etária entre 25 a 64 anos, a fim de usufruírem da oferta de serviços como coleta para exames laboratoriais e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

O exame preventivo auxilia no diagnóstico de irregularidades referentes às células do colo do útero, prevenindo o possível avanço de quadros patológicos que exigem maior atenção, tanto da paciente quanto dos profissionais de saúde envolvidos. Além disso, possibilita o atendimento para casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), que geralmente não apresentam sintomas evidentes mesmo após a infecção. “Pretendemos facilitar a busca pelo sistema de saúde para a prevenção e o combate ao câncer de colo de útero e outras alterações no organismo a partir do atendimento rápido e efetivo”, destacou Danilo Fernandes, Secretário de Saúde do município.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre as mulheres brasileiras. Para o ano de 2022 foram estimados 16.710 casos novos, o que representa um risco considerado de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres. Além disso, o Boletim de Hepatites Virais divulgado pelo Ministério da Saúde em 2022 indicou o aumento da incidência de infecções, o que demonstra uma baixa adesão de métodos de prevenção, como por exemplo os preservativos masculino e feminino.

O procedimento é simples, rápido e praticamente indolor“, contou Bárbara Barbosa, Diretora de Atenção Básica . “Realizamos tanto a parte técnica como informacional, orientando nossas pacientes no reforço de métodos que ajudam a prevenir essas questões, e reiterando a necessidade de consultas periódicas“.

“Queremos incentivar a busca por exames que possam detectar as transmissões em tempo oportuno para o tratamento de forma adequada e profissional. É de extrema importância, também, que todas as mulheres realizem o preventivo uma vez ao ano, para que possam ser atendidas frequentemente de forma técnica e humanizada por nossos servidores em qualquer caso de irregularidade”, ressaltou o prefeito Dr. Marcelo Belitardo.

A comunidade será atendida também em horário noturno e fins de semana, sendo efetuado de forma contínua enquanto houver necessidade. Na próxima quarta-feira (03), o mutirão será realizado na UBS do bairro Castelinho, das 18:30h às 21h.