Precisa de cirurgia para catarata? Cadastre-se no Complexo Regulador!

29 de julho de 2022 - 15:27 | Imprimir

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, promove  mutirão para encaminhamento de cirurgias para catarata. Os procedimentos cirúrgicos estão marcados para os dias 21 e 22 de agosto no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). O público-alvo do serviço se concentra na população maior de 60 anos, moradores do município.

Os pacientes que já deram entrada no setor de cirurgia da regulação já foram notificados. Aqueles que ainda não deram entrada na operação devem comparecer ao Complexo Regulador, no dia 01 a 10 de agosto, com os seguintes documentos:

• Guia de solicitação médica;
  • Xerox do RG, CPF e Cartão do SUS;
  • Comprovante de residência;
  • Número de telefone para contato.

Haverá a triagem de pacientes no Centro Especializado Em Reabilitação (CER VI) nos dias 19 e 20 de agosto. “O mutirão é uma resposta mais rápida à população, mantendo um diálogo mais próximo com os futuros pacientes e reduzindo a fila de espera”, ressaltou o prefeito Dr. Marcelo Belitardo. “Os serviços na área de saúde são destaque em nossa gestão, a partir do mapeamento detalhado das demandas dos teixeirenses”.

A catarata é uma das maiores causas de cegueira no mundo. De acordo com o último censo divulgado em 2020 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a quantidade  de cirurgias de catarata dobrou na última década no país. Só em 2019, foram realizadas quase 601 mil cirurgias de catarata no Brasil por meio do Sistema Público de Saúde (SUS), em comparação com os 302 mil procedimentos feitos em 2009. Alguns dos sintomas são dificuldade para enxergar, visão dupla ou embaçada, dificuldade para ler, dirigir, e andar, sensibilidade à luz, dificuldade para percepção de cores e escurecimento da visão.