Pat da Mandiocultura: Secretaria de Agricultura realiza mutirão em Cachoeira do Mato

21 de junho de 2021 - 15:41 | Imprimir

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, iniciou neste final de semana um mutirão em Cachoeira do Mato para o Plano de Ação Territorial da Mandiocultura. A área foi arrendada pelo município de Teixeira de Freitas e será cedida a produtores para a implantação do PAT da Mandiocultura.

O projeto de ação do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter) tem parceria do município e outras instituições, como a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Polímata, UFSB e Ceplac. Segundo a secretária Elenita Medrados, um dos objetivos é aumentar a produtividade dos produtores participantes em até 40%:

“Além de possibilitar esse aumento, iremos capacitar produtores e fortalecer a cadeira produtiva da cultura de mandioca. A área também será fornecida para o cultivo de outras culturas, visando proporcionar aos moradores uma outra forma de renda por meio do plantio. Tudo isso para melhorar o agro da região”.
Após a conclusão, o local será entregue aos produtores selecionados. Também serão atendidos os demais produtores e comunidades circunvizinhas que enviaram suas demandas, como preparo de solo e assistência técnica para a Secretaria de Agricultura.

A secretária destacou ainda sua satisfação em poder realizar este trabalho em Teixeira de Freitas: “Cresci no meio rural e tenho ciência das dificuldades e necessidades que os agricultores possuem, é por isso que não meço esforços para ampliar nossa oferta de serviços. O Prefeito Marcelo Belitardo possui um olhar muito sensível à zona rural e trazer dignidade ao homem do campo e oferecer melhoria a essa população é uma de suas prioridades”.