Oficina de territorialização para profissionais da Atenção Básica ocorreu entre os dias 26 e 28

28 de julho de 2023 - 17:31 | Imprimir
Oficina de territorialização para profissionais da Atenção Básica (Foto: Wesley Morau)

Entre os dias 26 e 28 de julho, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas —  através da Secretaria de Saúde por meio da Atenção Básica e com o Apoio Institucional do Estado — promoveu a oficina de Territorialização para Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A territorialização (ocorrida pela última vez entre 2015 e 2017) é uma das diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica, tendo como parte dos seus processos a identificação da população no território. Sendo assim, devido a expansibilidade do município, ocorre uma reterritorialização para que todos os indivíduos tenham sua Equipe de Saúde da Família (ESF) para referência.

“Um dos objetivos da oficina é instrumentalizar os profissionais da Atenção Básica para que estes possam reorganizar seu território de atuação, com foco nas prioridades de saúde da sua população adscrita”, afirma o Diretor da Atenção Básica Vicente Jocielson.