Novembro é marcado por projeto do PSE ao enfrentamento à obesidade infantil em escolas de Teixeira de Freitas

1 de dezembro de 2023 - 10:13 | Imprimir
(Foto: Reprodução)

Durante o mês de novembro, as escolas de educação infantil da rede municipal de Teixeira de Freitas receberam através do Programa Saúde na Escola (PSE) o projeto Crescer Saudável, que consiste no enfrentamento à obesidade infantil e na ênfase da promoção à saúde, alimentação saudável e a prática de atividades físicas.

Através de atividades educativas, lúdicas e nutricionais, os alunos foram convidados a conhecer os alimentos, identificando a diferença entre os saudáveis e industrializados, e seus impactos na qualidade de vida para influenciar hábitos mais saudáveis precocemente. Como enfatiza Grazielle Dias, coordenadora do PSE,  “a infância e adolescência são etapas fundamentais para a construção de bons hábitos para toda vida, e o ambiente escolar é a melhor porta de entrada para alcançar as metas de inserir uma boa alimentação na rotina e evitar o sedentarismo”.

O Projeto Crescer Saudável, executado pelo PSE, contou com a iniciativa das Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, das parcerias com as Estratégias de Saúde da Família (ESF), a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Faculdade ,bem como o apoio prático da nutricionista da Saúde da Mulher Larissa Batista Coelho.

Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que 6,4 milhões tenham excesso de peso no Brasil e 3,1 milhões já evoluíram para obesidade. Os melhores caminhos para evitar essa doença nas crianças devem ser trilhados desde cedo por meio de uma alimentação adequada, saudável, e pela prática de atividades físicas. Mais escolas da rede municipal serão beneficiadas com o projeto até o encerramento da agenda escolar deste ano.

(Foto: Reprodução)