Novembro Azul: serviços de prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata são oferecidos em unidade de saúde teixeirense; confira

30 de novembro de 2022 - 11:40 | Imprimir
Campanha do Novembro Azul no Complexo Ubirajara (Foto: Reprodução)

A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio das equipes que compõem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, realizou diversos serviços em prol do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata. Na última terça-feira (29), a campanha foi executada na UBS Complexo Ubirajara.

Solicitação de PSA (exame que auxilia na detecção da doença), aferição de pressão arterial e glicemia, e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C foram ações ofertadas aos teixeirenses presentes. Além disso, foi efetuado o projeto “Papo de Homem” , que consiste em palestras sobre a integralidade da saúde masculina dos teixeirenses, informando sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata e benefícios proporcionados por atividades físicas.

Campanha do Novembro Azul no Complexo Ubirajara (Foto: Reprodução)

O câncer de próstata pode apresentar evolução silenciosa e sem sintomas em estágios iniciais; em caso avançado, entretanto, os sintomas frequentes como micção frequente,  fluxo urinário fraco ou interrompido, sangue na urina ou no sêmen, entre outros. Caso um tumor seja encontrado ainda em estágio inicial, maiores são as chances de um tratamento bem-sucedido.