Novembro Azul: saiba como foi o evento voltado a conscientização do câncer de próstata aos guardas municipais de Teixeira de Freitas

22 de novembro de 2022 - 15:57 | Imprimir
Evento sobre o Novembro Azul aos guardas municipais de Teixeira de Freitas (Foto: Wesley Morau)

Nesta terça-feira (22), a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da parceria entre a Secretaria de Saúde e o Departamento da Guarda Municipal, realizou um evento referente ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata, aos guardas municipais de Teixeira de Freitas com idades acima de 40 anos.

Durante a ocasião, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro ministrou uma palestra sobre sobre a prevenção da doença, zelando pela saúde integral do homem, além da importância de fazer o PSA (exame que auxilia na detecção do câncer de próstata). “O mês de novembro é essencial para que possamos lembrar de zelar por nossa saúde, ao procurar as UBS para atendimento precoce em busca de uma vida saudável”, destacou o GM Jean.

Também foram ofertados serviços como aferição de glicemia e pressão arterial, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, como também solicitações de exames de rotina e de PSA aos servidores presentes. Patrícia Machado dos Santos, enfermeira da UBS Centro, destacou a relevância do projeto: “muitas vezes por conta da correria do dia a dia, a população masculina não procura os serviços de saúde com muita frequência. Por isso, tratamos de mobilizar a todos sobre o autocuidado, pois sabemos que a prevenção evita maiores complicações e garante a qualidade de vida”.