Monkeypox: Prefeitura orienta teixeirenses para a prevenção e o combate da nova varíola

10 de agosto de 2022 - 11:24 | Imprimir

O primeiro caso suspeito da nova varíola em Teixeira de Freitas foi notificado na última segunda-feira (08). Em razão disso, a Prefeitura de Teixeira de Freitas estabeleceu uma série de orientações aos teixeirenses para o combate e prevenção da doença.

Feridas em forma de pequenas bolhas com água ou pus na pele (mãos, pés, do cotovelo para baixo, joelho para baixo, peito) boca, região genital e próximas ao ânus são os sintomas mais comuns da varíola. Febre e ínguas no pescoço e nas axilas também são indicativos que precisam de atenção. Esses sintomas podem durar de 2 a 4 semanas, podendo ser divididos em dois momentos:

• 0 a 5 dias após contaminação: febre, dor de cabeça, dor no corpo, ínguas no pescoço e axilas e também sensação de cansaço ;
  • 1 a 5 dias após contaminação: surgimento das feridas depois da febre, ínguas e manchas vermelhas na pele.

O contágio pode ocorrer ao ficar muito tempo perto de pessoas com sintomas ou doentes; contato físico direto (principalmente com feridas desprotegidas); ter relações sexuais com pessoas sintomáticas ou desconhecidas, mesmo com preservativo; e ao dividir objetos pessoais como roupas, copos e outros utensílios. A nova varíola não se trata de uma infecção sexualmente transmissível, mas o contato sexual e com fluidos corporais transmitem a doença.

Portanto, é essencial que a máscara seja utilizada perto de pessoas doentes ou com sintomas. O distanciamento social mínimo de 2 metros também é um método preventivo que ajuda a combater a varíola.

Com o surgimento de sintomas, é necessário que as feridas da pele sejam protegidas e seja feito o isolamento da pessoa doente ou sintomática. Procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de casa para recomendações mais detalhadas dos profissionais de saúde é fundamental.