Logotipo da Prefeitura de Teixeira de Freitas
Portal da Transparência

Mil dias de governo: confira as principais ações realizadas pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas


28 de setembro de 2023 - 15:49 | Imprimir

Com 38 anos de emancipação política, Teixeira de Freitas se consolidou enquanto capital do Extremo Sul da Bahia devido a sua visibilidade econômica, social e demográfica. Entretanto, uma série de problemas crônicos afetaram o pleno desenvolvimento do território e seus habitantes. Por isso, a gestão atual tem trabalhado de forma incansável para a supressão de carências e vulnerabilidades que afligem os teixeirenses. Em seu milésimo dia de governo, confira as principais ações realizadas pela administração pública em prol do crescimento da oitava maior cidade do estado:

Habitação

Mais de 300 títulos dominiais entregues

Para garantir a legalidade na moradia dos cidadãos teixeirenses, foram realizados cadastros socioeconômicos e entrega de mais de 300 títulos dominiais para moradores dos bairros Colina Verde, Liberdade 1 e Liberdade 2. Outros bairros devem ser contemplados com o título nos próximos meses, como Ulisses Guimarães.

Meio Ambiente

Educação ambiental e fiscalização de áreas preservadas

Com ações voltadas à conscientização da comunidade, já foram doadas e plantadas mais de 7 mil mudas nativas para garantir a preservação do ecossistema nativo. Conciliando o desenvolvimento econômico com o uso de recursos naturais, foram concedidas até então 622 licenças ambientais ao mesmo tempo em que é reforçado o manejo sustentável do meio ambiente. A fiscalização atua em denúncias em Áreas de Preservação Ambiental, combatendo a poluição sonora, exploração de areia e outros minerais. Também são realizados serviços de poda de árvores e paisagismo em praças e canteiros. O primeiro parque municipal, que será localizado na Biquinha, e a ciclovia estão em construção através do Fundo Municipal do Meio Ambiente

Saúde

Ampliação nos serviços e atendimentos especializados

A saúde pública de Teixeira de Freitas oferta serviços nunca antes disponibilizados na área, como acupuntura e pilates no CTO, o Táxi da Gestante e doulas atendendo 24h na UMMI. A quantidade de atendimentos atingiu um novo marco: mensalmente são mais de 6 mil pessoas atendidas na UPA, 5 mil na UMMI, e 500 cirurgias realizadas no Hospital Municipal. Os postos de saúde recebem mais de 1400 pessoas diariamente e a regulação agendou mais de 500 mil procedimentos só em 2022. Foram reformados o CTO e o CEO, além de várias Unidades Básicas de Saúde. Para mais economia e autonomia, construiu uma lavanderia própria e também um laboratório de análises dentro do hospital, além de implementar um tomógrafo próprio para atender à demanda dos hospitais. As obras do posto de saúde no Santos Guimarães e da nova maternidade estão em ritmo acelerado. Para diminuir as filas da regulação e facilitar o acesso aos serviços, a Prefeitura implantou projetos como Especialista no seu Bairro, Corujão da Saúde e mutirões de cirurgia para agravos como o glaucoma.

Agricultura

Investimento e tecnologia para o setor rural 

Para impulsionar o setor produtivo da Zona Rural, a Gestão auxilia no preparo de solo das 35 comunidades, garantindo maior produtividade com a média anual de mais de mil hectares de terra arados. O projeto Cinturão Verde também é uma das iniciativas voltadas à geração de renda por meio da implementação de hortas para 88 famílias cadastradas, incentivando a agricultura sustentável. Os bons frutos gerados até então são possíveis graças ao diálogo entre administração pública e produtores locais, estabelecendo a agricultura familiar enquanto um dos pilares da nossa economia. 

Segurança

Guarda profissionalizada e mudanças no trânsito 

Buscando prestar um atendimento de mais qualidade para toda a sociedade, a Guarda Municipal recebeu cursos de formação profissional. A implantação de redutores de velocidade, instalação de novas placas e pinturas das faixas de pedestres (além da realização de programas de conscientização) promoveu a diminuição nos acidentes e, consequentemente, um trânsito mais seguro em Teixeira de Freitas. 

Obras

Drenagem e pavimentação em mais de 110 ruas de Teixeira

Já são mais de 110 ruas drenadas e pavimentadas, com asfalto ou blocos intertravados, resolvendo problemas históricos como no entorno do Shopping Teixeira Mall. Novos espaços para lazer, turismo e impulsionamento do comércio também foram criados, como as praças Padre Apparecido, Valter Cézar, praça do Ulisses Guimarães e a Rua Gourmet. O tradicional Mercado Municipal foi revitalizado com a construção de uma peixaria, boxes fixos e padronizados, piso e cobertura. Novos chafarizes para garantir água de qualidade para os cidadãos, recuperação das estradas da zona rural e iluminação em LED em campos, praças e várias avenidas da cidade. 

Esporte

Descobrindo novos atletas em mais de 20 modalidades 

Dos campos de futebol aos tatames do jiu-jitsu, uma das prioridades da Prefeitura é garantir o acesso democrático à prática de 22 modalidades esportivas aos teixeirenses. Nesta gestão, ocorreu a finalização das obras do Estação Cidadania, que conta com uma quadra poliesportiva externa e um ginásio poliesportivo para a realização de projetos como o Esporte Educacional, que oferta diversas aulas para alunos da rede pública. Fomentando a prática de esportes e aquecendo a economia, a administração impulsiona eventos históricos como o Torneio do Trabalhador, o Campeonato Municipal de Futebol; e lança novas competições como o Teixeira Sport Festival nas edições primavera e verão.

Desenvolvimento

Geração de emprego e renda na capital do Extremo Sul da Bahia

Para o pleno crescimento da economia teixeirense, a Prefeitura apresenta projetos como a Sala do Empreendedor, para a desburocratização de processos a fim de facilitar a abertura de novas empresas; e o Cidade Empreendedora, que visa estimular e acelerar o processo de crescimento das micro e pequenas empresas. Integrando o programa Credibahia, Teixeira de Freitas é destaque no acesso ao crédito de forma fácil e sem burocracia para empresários locais. O incentivo ao desenvolvimento da cidade foi reconhecido durante o XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022 pela conquista dos prêmios estaduais Marketing Territorial e Setores Econômicos e Cidade Empreendedora devido às diversas ações voltadas ao desenvolvimento e oportunidades aos pequenos negócios.

Educação

O maior investimento em educação na história de Teixeira 

A Prefeitura revolucionou a estrutura da rede municipal através de obras de qualidade. Já são 33 escolas reformadas e 12 com os serviços em execução para proporcionar um ambiente adequado aos alunos e professores. 4 quadras poliesportivas, 14 refeitórios e 18 pátios reformados são alguns dos serviços de ampliação e manutenção para o bem-estar e conforto durante as aulas. Com o uso da energia solar, já começou a instalação de ar condicionado nas salas de aula da rede pública.  Tendo a perspectiva de que a educação de qualidade começa cedo, a administração pública transformou 5 locais que estavam abandonados por outras gestões em creches de alto padrão, que finalmente acolhem e transformam a vida das crianças teixeirenses. Merenda de altíssima qualidade, novas mesas e cadeiras para alunos e professores, brinquedos para as crianças e materiais didáticos são investimentos que ultrapassam os limites da sala de aula, beneficiando a sociedade como um todo.

Assistência Social 

Acolhimento, proteção e fortalecimento de direitos

A Prefeitura ampliou o acesso aos serviços ofertados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) por meio da inauguração de unidades no bairro Vila Vargas e na comunidade Santo Antônio, reafirmando o compromisso com a qualidade de vida e a garantia de direitos de todos os teixeirenses. Nos CRAS já existentes, a gestão entregou materiais permanentes com o objetivo de promover um ambiente adequado para o atendimento e suporte dos seus usuários. O apoio a organizações e instituições como a Levanta-te, por sua vez, desempenha um papel crucial na promoção de uma Teixeira de Freitas mais justa e igualitária aos seus cidadãos.

“As conquistas alcançadas até então são resultados de diversas equipes distribuídas nas secretarias municipais em constante diálogo com a população teixeirense, foco de todo o trabalho e dedicação do Executivo”, disse o prefeito Dr. Marcelo Belitardo. “Não estamos aqui apenas para reparar o que foi feito no passado, mas também para construir novas possibilidades com dedicação constante. Mudar a cidade transforma a vida das pessoas, e continuaremos a trabalhar juntos por uma Teixeira mais próspera para todos que a chamam de lar”.

Pular para o conteúdo