Mais Saúde, Menos Fila: Prefeitura realizou mais de 1000 procedimentos cirúrgicos entre os meses de agosto e setembro

23 de setembro de 2022 - 13:55 | Imprimir
Cirurgia de catarata realizada no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas no mês de setembro (Foto: Wesley Morau)

Nos dias 21 e 22 de setembro, foram realizadas cirurgias de catarata no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Entre os meses de agosto e setembro, o mutirão de catarata totalizou 1433 atendimentos especializados, 1105 procedimentos cirúrgicos de catarata no HMTF e 74 cirurgias de pterígio.

Foram operados, em setembro, os pacientes que procuraram o CER VI para atendimento e triagem entre os dias 19 e 20. A ação fez parte do projeto Mais Saúde, Menos Fila, promovido pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas através da Secretaria de Saúde, com o intuito de zerar as filas de atendimento nas unidades de saúde do município.

Valderlino Lisboa participou do mutirão de catarata realizado no mês de agosto para tratar do olho direito e, desta vez, precisou operar o esquerdo. “Vim também para participar da revisão do olho já operado. A recuperação está sendo muito boa. Quero voltar a trabalhar, para a correria do dia a dia”.

“Meu esposo veio operar hoje; ele disse que está bem, e quer ir para a roça hoje mesmo”, disse Maria Nilza Ferraz, que também foi acometida pela doença há alguns anos. “Vi que tinha muita gente precisando desse serviço, e percebi que a equipe daqui foi atenciosa com todos. Deus abençoe que isso ocorra mais vezes”.

“A cirurgia de catarata proporciona maior qualidade de vida e esperança para que os pacientes continuem sendo parte ativa da comunidade a qual pertencem. Com todos buscando o atendimento médico o mais cedo possível, será possível aproveitar as ações que nossa gestão oferece no intuito de proporcionar maior qualidade de vida aos cidadãos teixeirenses”, frisou o prefeito Dr. Marcelo Belitardo.