IV Mostra da Educação Inclusiva ocorre em Teixeira de Freitas; confira

4 de novembro de 2022 - 16:28 | Imprimir
IV Mostra da Educação Inclusiva (Foto: Wesley Morau)

Nesta sexta-feira (04), ocorre a IV Mostra da Educação Inclusiva no Shopping Pátio Mix, até às 22 horas. O evento consiste em uma exposição de materiais de estimulação e demais atividades realizadas por alunos do Centro de Educação Inclusiva (CEI) e das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMS) das escolas municipais.

“Nosso propósito é mostrar para a sociedade as inúmeras possibilidades lúdicas que podemos trabalhar com crianças com deficiência ou algum transtorno de aprendizagem. A maioria dos materiais tem origem reciclável, então também temos a responsabilidade ambiental como uma de nossas matrizes”, explica Maria Ivania Pereira Conceição, coordenadora do CEI.

Selma Bonfim é professora de Atendimento Educacional Especializado do setor de Deficiência Visual, e apresenta no evento recursos didáticos como Soroban e cela braille: “a educação inclusiva tem o braille enquanto um aliado importante, pois proporciona uma maior independência e facilidade de comunicação para quem utiliza o sistema”.

“Criamos os materiais para atender a particularidade de cada criança. Aqui na mostra, trouxemos um pouco da nossa vivência para proporcionar maior visibilidade sobre a inclusão em nosso município”, explica Marilene Rodrigues, professora da SRMS da Escola Municipal Solidariedade.

O CEI é um dos principais dispositivos para a prática das políticas públicas educacionais de inclusão em Teixeira de Freitas, no qual são atendidos os alunos com deficiência matriculados nas escolas do município, como também aqueles que apresentam alguma dificuldade na aprendizagem.