Investimento em Educação: Prefeitura atua para garantir educação pública de qualidade em Teixeira de Freitas

20 de janeiro de 2022 - 09:25 | Imprimir

Com compromisso com a educação pública e empenho em garantir investimentos para o setor, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, está focada em atuar na valorização profissional e qualidade de serviços na educação.

A secretaria já iniciou o ano de 2022 com mais a manutenção em quatro escolas, o início da ampliação de quatro prédios escolares sendo dois na sede e dois no distrito de Santo Antônio. Aquisição de equipamentos escolares tais como: fogões, bebedouros, geladeiras, freezers e móveis escolares.

Como explica a secretária da Educação professora Regiane Chuaith: “Já iniciou honrando compromissos para melhor prestação de serviços educacionais, aguardamos pronunciamento do Ministério da Educação para análise de reajuste do Piso salarial do magistério e temos muitos outros projetos a serem realizados durante esse ano, mas reforçamos a importância de nosso investimento realizado no último ano”.

Só em 2021, o município realizou o pagamento de parte de todas as licenças-prêmio acumuladas, destinadas aos profissionais efetivos da educação municipal, interessados no benefício. Também pagou um terço das férias em dezembro de 2021.

Fez a manutenção de qualidade em treze prédios escolares, dos quais quatro serão entregues em breve, com o objetivo de tornar os ambientes escolares mais acolhedores e dignos aos profissionais e estudantes.

A secretária ressalta ainda a retomada de obras importantes: “Fizemos a retomada da obra de quatro creches públicas – PROINFANCIA abandonadas desde 2016, que irão atender a 1346 crianças e iniciou obras de quatro quadras poliesportivas com cobertura”.

Para manter a qualidade da merenda escolar, adquiriu um caminhão Frigorífico para transporte da mesma e distribuiu às famílias 80.000 (oitenta mil) kits de merenda escolar aos estudantes regularmente matriculados.

A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, adquiriu 70 tablets, bem como 39 impressoras coloridas para atender unidades escolares e departamentos da Secretaria de Educação: “Fizemos a aquisição de 32 (trinta e dois) ar condicionados que serão instalados em diversas escolas em breve”.

Entre os projetos, ampliou o convênio com a Polícia Militar do Estado da Bahia para mais uma Escola com Disciplina Militar, sendo a Escola Municipal Gessé Inácio do Nascimento. Promoveu formação continuada para professores, secretários escolares e merendeiras e realizou o FÓRUM e a Conferência Municipal de Educação, estes em parceria com o Conselho Municipal de Educação – CME.

Para 2022, já existe um largo planejamento de entregas de unidades reformadas, novas unidades e mais investimentos em estrutura e formação profissional.