Fim de semana foi marcado por incentivo ao esporte em Teixeira de Freitas; confira

3 de maio de 2023 - 17:46 | Imprimir
Final do 1º de Maio – Torneio do Trabalhador (Foto: Wesley Morau)

Do clássico futebol à arte japonesa do karatê, o último final de semana foi voltado para destacar a importância do esporte e suas diversas modalidades em Teixeira de Freitas. A Secretaria de Esporte e Lazer esteve presente em diversos eventos voltados não só para a promoção da saúde e da qualidade de vida, como também para o fortalecimento de valores e desenvolvimento social das comunidades envolvidas.

Conheça os eventos:

1° de Maio –  Torneio do Trabalhador

Entre os dias 29 de abril e 01 de maio, ocorreram os jogos finais da edição de 2023 do 1° de Maio –  Torneio do Trabalhador no Campo do Bonadiman. Os times campeões receberam medalhas, troféus e premiação em dinheiro.

Com mais de 40 anos, o torneio auxilia também na geração de renda dos comerciantes locais: “as vendas estão ótimas, com eventos assim dá para tirar um lucro”, disse Railda Santos, vendedora de hot dog. Já o Milson, vendedor de espetinho, ressaltou que “com um número grande de crianças e jovens na final, nós conseguimos vender bastante”.

Corrida do Trabalhador

Parte da programação do 1º de Maio, a Corrida do Trabalhador foi realizada no último domingo (30), contemplando a corrida de revezamento em categoria de dupla mista (01 homem e 01 mulher). A inscrição dos participantes foi realizada a partir da entrega de dois quilos de alimento não perecível, destacando o caráter beneficente do evento.

Foram 4 km, totalizando uma corrida de 8 km para a dupla. Para Lília Martins, participante da corrida, “é muito importante movimentar o corpo, principalmente quando é através de uma atividade com a qual nos identificamos e gostamos”. A relação entre esporte e identidade também foi reforçada por Mizael Soares: “é um incentivo a sair do sedentarismo. Espero participar de próximas corridas assim”.

12ª Copa Extremo Sul de Karatê Interestilos

Ocorreu, também no último domingo (30), a 12ª Copa Extremo Sul de Karatê Interestilos no Estação Cidadania. Organizado pela parceria entre a Federação Estadual Baiana de Karatê Interestilos (FEBAKI) e a Associação de Karatê de Teixeira de Freitas (ASKATEF), o evento fez parte da primeira fase do Campeonato Baiano de Karatê 2023.

O apoio da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas foi destacado pelo presidente da ASKATEF, professor Bruce: “nós sempre podemos contar com a ajuda da Secretaria de Esporte e Lazer tanto para a realização de eventos no município e para a participação em competições em outras cidades ou estados; isso demonstra a atenção da gestão com todas as áreas do esporte”

Ocasiões como essa fizeram com que a Jéssica Santos, por exemplo, fosse prestigiar a filha pequena na copa: “as crianças ficam muito felizes quando nós, pais, conseguimos vir e torcer por eles. Compartilhamos da alegria de participar da competição”.

O campeonato de BMX – que se caracteriza pelo radicalismo e manobras complexas – que estava com data marcada também para o último domingo (30), teve que ser alterado para dia 21 deste mês devido às condições climáticas que dificultaram a realização de manobras.

“O fomento ao esporte é uma das características da nossa gestão. Com uma equipe capacitada, nós da Secretaria de Esporte e Lazer temos como meta fortalecer tanto o futebol, que é uma paixão nacional, como demais modalidades que permaneciam desassistidas mas que possuem representantes promissores no Extremo Sul baiano”, explicou Sandra Drago, secretária da pasta. “Por meio dos espaços públicos da cidade, democratizamos o acesso dos teixeirenses às atividades desenvolvidas, contribuindo para criação e fortalecimento de vínculos, além da valorização da cidadania”.