Fim de semana é marcado por mutirão de cirurgias no Hospital Municipal

13 de novembro de 2023 - 12:17 | Imprimir
Mutirão de cirurgias para a correção de fissura lábio-palatal (Foto: Marley Ribeiro)

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com a Fundação Astória e Nery – Centrinho, promoveu mais um mutirão de cirurgias para a correção de fissura lábio-palatal no Hospital Municipal nos dias 11 e 12.

A triagem para os procedimentos cirúrgicos ocorreu na sexta-feira (10), para que os médicos e dentistas voluntários pudessem realizá-los no fim de semana. Cerca de 40 pacientes foram atendidos pelo projeto, como explicou Viviane Néri, presidente da Fundação Astória e Nery: “estamos engajados nesta ação voluntária há 25 anos, mas a sensação é sempre de primeira vez. Temos um apoio incrível da administração pública, especialmente do corpo profissional da unidade”.

A fissura lábio-palatal é uma malformação congênita que ocorre durante o desenvolvimento do embrião, consistindo em aberturas na lateral do lábio superior ou atingindo todo o céu da boca e a base do nariz. Antônio de Oliveira levou o filho Kaique de 3 anos ao mutirão, e destacou a importância da iniciativa: “oferecer uma cirurgia dessas de forma gratuita ajuda muita gente que apresenta essa condição; são pessoas querendo fazer o bem. Tenho fé que vai dar tudo certo com meu filho”

“É com muita alegria que o Hospital Municipal abre as portas ao mutirão. Reforçamos o nosso serviço humanizado para tratar nossos pacientes com muito carinho e respeito”, disse Gunter Saboya, diretor administrativo. “O que é proporcionado a partir desta ação, não tem preço que pague”.