Estudantes da rede pública recebem consultas oftalmológicas no CER IV

29 de agosto de 2023 - 15:59 | Imprimir
Consultas oftalmológicas para estudantes da rede pública no CER IV (Foto: Marley Ribeiro)

Nesta terça-feira (29), o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) de Teixeira de Freitas recebeu alunos da rede pública de ensino para a realização de consultas oftalmológicas na unidade.

A iniciativa, fruto da parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação e Cultura, consiste no monitoramento de alunos das escolas municipais, por parte dos professores, para a identificação de possíveis casos de baixa visão. Em casos suspeitos, a instituição de ensino informa a equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) para que esta acione a equipe do CER IV, que por sua vez realiza a triagem e o agendamento de consultas aos alunos.

Com o diagnóstico, é possível executar o acompanhamento oftalmológico adequado ao estudante que possa apresentar alguma limitação visual. Essas avaliações não apenas mitigam os possíveis desafios enfrentados, mas também contribuem para a construção de um ambiente educacional mais sensível às necessidades individuais e diversificadas de crianças e jovens.